07/08/25 - PEC da redução da jornada de trabalho lidera ranking de participação popular na Câmara
A Câmara dos Deputados divulgou o Relatório Semestral de Participação Popular, com dados relativos ao período de janeiro a junho de 2025. Produzido pela Diretoria Executiva de Comunicação e Mídias Digitais (Direx), o documento reúne os dados obtidos a partir das interações dos cidadãos com a Casa por meio dos canais de participação popular oferecidos pela instituição.
O destaque do ranking no primeiro semestre é a Proposta de Emenda à Constituição 8/2025, que prevê a redução da jornada de trabalho para quatro dias por semana. Na segunda proposição está o Projeto de Lei do Congresso Nacional 26/2024, que estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2025 - PLOA 2025.
O documento indica 55 propostas legislativas que respondem pela maior parte da mobilização dos cidadãos no período. Na plataforma de enquetes, elas reuniram mais de 62% do total de votos.
Outros projetos em debate na Câmara também mobilizaram os cidadãos no semestre, como o PL 4750/2024, que reduz a idade mínima para compra de arma de fogo, o PL 1440/2025, que isenta de tributo as compras internacionais de até US$ 600 e o PL 1087/2025, que amplia a isenção do Imposto de Renda.
Outros assuntos foram objeto de repercussão na mídia e nas redes sociais, como a isenção do Imposto de Renda e de tributo às compras internacionais, o Plano Nacional de Educação e as mudanças na segurança pública.
O tema Política e Administração Pública ocupou o primeiro lugar em repercussão (21%) e em número de proposições (10).