07/08/2020 - Câmara lança livro sobre violência contra a mulher

Primeira da série Lei Fácil, a obra aborda várias questões ligadas ao tema da Lei Maria da Penha e pode ser baixada gratuitamente no portal da instituição

 A Edições Câmara lançou hoje (7/8), o livro "Violência contra a mulher", que aborda especificamente a violência doméstica, tratada pela Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). A obra traz informações sobre os tipos de violência, feminicídio, onde buscar ajuda, e diversas outras questões relacionadas ao tema. Explica também o contexto histórico de desigualdades entre homens e mulheres, necessário para compreender a naturalização da violência ao longo dos anos, além de apresentar os avanços trazidos pela lei para mudar essa realidade. 

A obra encontra-se disponível para download gratuito na Livraria da Câmara.  

De autoria dos servidores da Câmaras Giovana Dal Bianco Perlin e Luiz Henrique Vogel, junto com a defensora pública e coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher Dulcielly Nóbrega de Almeida, o livro foi organizado pela servidora Alessandra Nardoni Watanabe e tem o propósito de facilitar o entendimento de um tema complexo para permitir aos cidadãos o exercício dos seus direitos. 

"Violência contra a mulher" é o primeiro volume da série Lei Fácil, que faz parte da linha editorial Cidadania, da Edições Câmara. A série abordará algumas das leis mais populares do país de maneira didática e com linguagem simples, atendendo a um dos propósitos da linha Cidadania − produzir obras que facilitem a compreensão das legislações e do processo legislativo. A ideia é simplificar a conversa e dar suporte à construção da cidadania. 

A publicação contou com a colaboração do Instituto Maria da Penha; da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados; da Defensoria Pública do Distrito Federal; da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres da Presidência da República; da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres do Governo do Distrito Federal; do Observatório da Mulher contra a Violência; e do Senado Federal.