06/12/2013 Presidente da Câmara premiará vencedores da maratona hacker promovida pela instituição

Em solenidade que será realizada na quarta-feira (11/12), às 10h30, na sala da Presidência da Câmara, o deputado Henrique Eduardo Alves premiará os três vencedores do 1º Hackathon, maratona hacker promovida pela Casa entre 29 de outubro e 1º de novembro. A competição visou incentivar o desenvolvimento de aplicativos que aumentem a transparência do trabalho parlamentar e a compreensão do processo legislativo pela sociedade.

Cada vencedor receberá R$ 5 mil, concedidos pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sindilegis), patrocinador do concurso. Os premiados são:

• Meu Congresso: aplicativo que reúne informações sobre o mandato dos parlamentares e as empresas que receberam pagamentos relacionados à cota parlamentar;
• Monitora, Brasil: app para celulares que possibilita o acompanhamento da assiduidade dos deputados e dos projetos propostos, organiza rankings, lista de twitters e outras informações relativas ao mandato;
• Deliberatório: jogo de cartas offline que simula o processo de discussão e deliberação das proposições na Câmara dos Deputados.

Votenaweb
Na ocasião, o presidente da Câmara dos Deputados também receberá o relatório de 2013 do site de engajamento cívico Votenaweb. Por meio desse texto, será possível identificar a opinião dos brasileiros em relação a mais de 5 mil propostas de lei apresentadas no Congresso Nacional. O documento trará dados como interesses dos cidadãos, aceitação dos projetos e assuntos mais votados, entre outros.

O Votenaweb é um site apartidário, que apresenta de forma simples e resumida projetos de lei em tramitação no Congresso. Qualquer pessoa pode votar a favor ou contra os textos e participar do debate político. O objetivo é aproximar sociedade civil e políticos e estimular a participação cidadã. A plataforma interativa possui mais de 95 mil participantes cadastrados, com quase 3 milhões de votos a respeito de propostas em análise no Parlamento.