06/08/2014 - Câmara celebra 10 anos do Plenarinho com exposição sobre história do portal
Em homenagem aos 10 anos do Plenarinho, a Câmara dos Deputados inaugura, nesta segunda-feira (11/8), uma exposição especialmente dedicada ao portal infanto-juvenil de educação legislativa para a cidadania. A mostra divide-se em dois espaços: de um lado, estão registrados o passado e o presente do portal, exibidos através das diferentes faces gráficas que assumiu ao longo do tempo; de outro, os esboços da futura versão do espaço virtual, a ser inaugurada ainda neste ano.
A exposição destaca ainda as funcionalidades, os produtos e os programas que foram incorporados durante os 10 anos de existência do portal – como “Câmara mirim”, “Eleitor mirim”, “Plenarinho jovem” e “Plenarinho para professores”, entre outros. Personagens em tamanho real da Turma do Plenarinho também participam da mostra.
A exposição permanecerá aberta ao público até 22 de agosto, das 9 às 17 horas, no Espaço do Servidor, no Anexo 2 da Câmara.
Leis
Ao longo destes dez anos, o Plenarinho acompanhou de perto – debatendo, via chat, com os deputados autores e relatores das respectivas proposições legislativas – o processo de elaboração de diversas leis em defesa da infância e da adolescência. Entre elas, destacam-se a que combate a pornografia infantil e a pedofilia na internet (11.829/08), a da guarda compartilhada (11.698/08), a que pune como crime hediondo a exploração sexual de crianças e adolescentes (12.978/14) e o Estatuto da Juventude (12.852/13).
Canal
O Plenarinho é o principal canal de interação entre a Câmara dos Deputados e o universo infantil, abrangendo crianças de 7 a 12 anos e os respectivos pais, professores e educadores. Por meio de uma linguagem acessível e lúdica, o portal informa sobre Poder Legislativo, política, democracia e organização do Estado.
A Turma do Plenarinho, composta por sete personagens, foi criada para facilitar a identificação com o público infantil. Além de fornecer conteúdo para pesquisas sobre temas diversos, o Plenarinho oferece ainda subsídio para que as crianças desenvolvam o pensamento crítico e formem sua cidadania.