06/08/2013 Congresso Nacional inaugura nesta quarta-feira (7) a exposição "O Império em Brasília"

Entre as 54 peças em exposição destacam-se o Leque Comemorativo da Constituição Brasileira e Portuguesa; a mesa que serviu aos constituintes em 1823; o quadro do juramento da princesa Isabel, de 1832; e a Medalha-Estojo contendo a Constituição do Brasil de 1824.

O Congresso Nacional realiza nesta quarta-feira (7), às 19h, no Salão Negro, a cerimônia de abertura da exposição “O Império em Brasília: 190 anos da Assembleia Constituinte de 1823”. A mostra, que estará aberta ao público a partir de sexta-feira (8), reúne 54 obras, entre pinturas, esculturas, objetos decorativos, armas, condecorações e manuscritos da época do Império, pertencentes ao acervo do Museu Imperial de Petrópolis (RJ).

Entre as peças, destacam-se o Leque Comemorativo da Constituição Brasileira e Portuguesa; a mesa que serviu aos constituintes em 1823; o quadro do juramento da princesa Isabel, de 1832; e a Medalha-Estojo contendo a Constituição do Brasil de 1824.

Promovida pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), a exposição faz parte das comemorações dos 190 anos do Parlamento brasileiro.
 
Cinco temas
As obras se dividem em cinco módulos temáticos: "A Transferência da Corte Portuguesa para a América", "O Processo da Independência do Brasil", "A Formação do Estado Nacional – O Papel do Legislativo", "A Consolidação do Império no Brasil" e "Os Símbolos da Ordem Monárquica".
 
Entre os acontecimentos e aspectos enfocados, destacam-se, por exemplo, a primeira eleição de deputados brasileiros para o Parlamento português, a instalação da Assembleia Geral Constituinte e Legislativa do Império e o papel histórico da princesa Isabel, primeira brasileira a assumir o cargo máximo do País.

Parlamento
A mostra – com curadoria de Ricardo Oriá, Clarissa Castro e Maurício Ferreira, diretor do Museu Imperial – complementa outra exposição promovida pela Câmara para celebrar os 190 anos do Poder Legislativo brasileiro: "Parlamento Brasileiro: 190 anos de História", que fica até o dia 8 de agosto no corredor de acesso ao Plenário.
Escolas e grupos de estudantes podem agendar visitas guiadas com os educadores do Serviço Educativo pelo telefone 0800-619619 ou pelo e-mail exposicoes@camara.leg.br.
 
Museu Imperial e Faap
O Museu Imperial, vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus – Ministério da Cultura, funciona na antiga residência de verão de D. Pedro II, na cidade de Petrópolis (RJ). Com o fim da Monarquia, o prédio foi ocupado por dois educandários até ser transformado em museu, em 1940. Hoje, abriga o mais significativo conjunto de objetos, documentos e livros relacionados ao período monárquico.
 
A Fundação Armando Alvares Penteado é uma instituição de ensino que fomenta a educação, a arte e a cultura. Fundado em 1960, em São Paulo, o Museu de Arte Brasileira da Faap iniciou suas atividades em Brasília em 1995, com a realização de exposições em parceria com instituições como a Presidência da República, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).
 
As mostras, com temas que permeiam a história do Brasil, são pensadas didaticamente, com o objetivo de atender a todos os públicos e de proporcionar a compreensão e o conhecimento por meio da arte.
 
SERVIÇO
Exposição "O Império em Brasília: 190 Anos da Assembleia Constituinte de 1823"
Período: de 8 de agosto a 20 de outubro (cerimônia de abertura - dia 7 de agosto)
Local: Salão Negro do Congresso Nacional
Visitação: todos os dias da semana, inclusive feriados
Horário: das 9h às 17h
Agendamento de grupos escolares com visita monitorada: 0800-619619 ou pelo e-mail exposicoes@camara.leg.br

Entrada franca