19/08/19 - Portal infanto-juvenil da Câmara comemora 15 anos em agosto

Destinado à formação cidadã do público infanto-juvenil, o portal Plenarinho completa 15 anos em agosto. Com o slogan “O jeito criança de ser cidadão”, o Plenarinho é um programa da Câmara dos Deputados que tem caráter educativo e é voltado para crianças entre 7 e 14 anos – mas abrange também pais e professores.

Em linguagem acessível e lúdica, o Plenarinho informa sobre Poder Legislativo, política, democracia e organização dos estados, com o objetivo de estimular a formação de consciência política nas novas gerações, trabalhar conceitos básicos de cidadania e direitos sociais e incentivar a formação de valores sociais e humanos. Além disso, o portal promove interação e entretenimento através de concursos e promoções, jogos, passatempos, vídeos e animações.

Conheça as principais ações desenvolvidas pelo Plenarinho:

Câmara mirim 

O Câmara Mirim simula uma sessão legislativa da Câmara, reunindo crianças do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, que apresentam e votam projetos de lei no Plenário.

Eleitor mirim

O Eleitor Mirim é uma simulação do processo eleitoral. A cada dois anos, cinco professores são selecionados para criar, com suas turmas, os candidatos fictícios que vão participar da eleição mirim, bem como suas plataformas políticas.

Produção de programas de rádio

A Rádio Câmara veicula diariamente a produção do interprograma “A Vez do Plenarinho”, que trata de assuntos como cidadania, democracia, leis e voto em uma linguagem divertida.

Planos de aula para os professores

O Plenarinho tem planos de aula prontos – fundamentados nos Parâmetros Curriculares do Ensino Fundamental – com o intuito de auxiliar os professores.

Produção e distribuição de material impresso

O portal produz e distribui a Revista do Plenarinho, com histórias em quadrinhos e passatempos. Além disso, são produzidas outras publicações como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em tirinhas.