06/02/2014 TV Câmara estreia, no sábado, documentário sobre o jornalista Mino Carta

Programa, que vai ao ar às 21h, faz parte da série Memórias, produzida pela TV Câmara.

“Tornei-me jornalista por causa de um terno azul marinho”, essa é uma das muitas afirmações de Mino Carta no documentário “Mino Carta”, da série Memórias, que estreia neste sábado, 8 de fevereiro, às 21h  na TV Câmara.

No programa, Mino relata as relações tensas com a cúpula da editora Abril que culminou com a sua saída da direção da Veja, revista que ajudou a criar e dirigiu por vários anos. Além de contar sobre a vida nas redações dos jornais e revistas, o jornalista também mostra um pouco da sua relação com a arte - ele tem livros de ficção publicados e já participou de exposição de pinturas.

Descendente de italianos, Mino, ao longo da entrevista, fala da vinda da família para o Brasil, lembra com nostalgia de São Paulo da década de 1940, conta como iniciou a carreira e o desenrolar de sua trajetória pelo jornal O Estado de S.Paulo, do Jornal da Tarde, das revistas Quatro Rodas, Veja, IstoÉ, Senhor e Carta Capital.

Mino também conversa sobre a mídia brasileira, o período de censura no Brasil e o golpe de 1964, sobre o qual avalia que não foi militar: “O golpe foi civil em primeiro lugar”. Ele comenta ainda o que pensa de personalidades como o general Golbery do Couto e Silva e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

As entrevistas do documentário foram feitas pelo jornalista Antônio Vital, e a direção foi do cineasta André Martirani, ambos servidores vinculados à Secretaria de Comunicação da Câmara dos Deputados.

Serviço

Estreia - Sábado (08/02), às 21h, na TV Câmara
Reprises - Domingos (dias 09/02 e 16/02), às 2h, às 13h30 e às 19h30; Quartas (dias 12/02 e 19/02), às 21h30; e Quintas (dias 13/02 e 20/02), às 5h.
Saiba como sintonizar a TV Câmara no endereço:
https://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/?lnk=SINTONIZANDO&selecao=SINTONIZANDO