05/11/19 - Congresso estará iluminado de azul em apoio à campanha contra câncer de próstata

O prédio do Congresso Nacional estará iluminado de azul neste mês, em apoio ao movimento Novembro Azul, de conscientização, prevenção e combate ao câncer de próstata, o segundo mais frequente entre homens, depois do câncer de pele. Segundo o Ministério da Saúde, as estimativas apontam mais de 68 mil novos casos em 2018. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Por isso, é importante fazer os exames de prevenção - exame de sangue (PSA) e toque retal. Na fase avançada, apresenta dor nos ossos; dor ao urinar; necessidade frequente de urinar e presença de sangue na urina ou no sêmen.

Entre as medidas de prevenção estão o consumo de frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais; a redução do consumo de gorduras, principalmente as de origem animal; a prática de, pelo menos 30 minutos, de atividade física diariamente; a manutenção do peso adequado à altura; a redução do consumo de álcool; e não fumar.

Os fatores de risco são idade acima de 50 anos, histórico familiar, especialmente se a doença se manifestou em parentes de primeiro grau; obesidade; e sedentarismo.

Ações do documento