05/08/25 - Câmara lança livro sobre transformação digital

Será lançado nesta quarta (6), às 10h, no Plenário 13 da Câmara dos Deputados, o livro “Transformação Digital, Tecnologia e Inovação nos Estados Brasileiros: Os Caminhos Propostos para o Período de 2023-2026”, que analisa como os estados vêm incorporando ciência, tecnologia e inovação às políticas públicas. O evento é aberto ao público e reunirá parlamentares, autores da obra e especialistas da área.

Resultado de pesquisa abrangente, a obra apresenta 45 indicadores aplicados às 27 unidades da federação, abordando temas como governo digital, inclusão tecnológica, infraestrutura de conectividade, educação científica e investimentos em inovação.

O livro destaca iniciativas em andamento, mapeia desigualdades regionais e propõe caminhos para políticas públicas mais integradas, sustentáveis e centradas no cidadão. Ao reunir diagnósticos e evidências, pode se tornar ferramenta útil para gestores públicos, parlamentares, pesquisadores e todos os interessados no uso estratégico da tecnologia para o desenvolvimento.