05/08/21 - Campanha Agosto Lilás comemora 15 anos da Lei Maria da Penha

Durante todo o mês, eventos vão abordar o enfrentamento da violência contra a mulher. Debates começam nesta sexta (6) e poderão ser acompanhados pelo e-Democracia e pelo YouTube

 

A Câmara dos Deputados, por meio da Secretaria da Mulher e da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, comemora neste mês o “Agosto Lilás”, campanha que tem por objetivo o debate de temas relacionados ao enfrentamento da violência contra as mulheres em suas diversas formas. As atividades coincidem com a celebração dos 15 anos da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), considerada legislação de referência em todo o mundo no combate a esse tipo de violência.

Os primeiros debates começam nesta sexta-feira (6), dia em que o Congresso Nacional será iluminado com a cor da campanha. A programação completa está disponível na página da Secretaria da Mulher, no portal da Câmara. Os eventos serão transmitidos pelo canal da Secretaria da Mulher no YouTube e pelo portal e-Democracia.

Violência contra a Mulher

A violência contra a mulher não se restringe a atos de violência física ou sexual. Ela pode se manifestar sob forma verbal, emocional ou psicológica, moral, institucional, política e até financeira e patrimonial.

De acordo com pesquisa do Instituto Datafolha, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgada em junho, ao menos 17 milhões de brasileiras (24,4%) sofreram algum tipo de violência ou agressão durante a pandemia de Covid-19. O percentual de mulheres agredidas em 2020 indica que uma a cada quatro mulheres com idade acima de 16 anos foi atacada fisicamente, psicologicamente ou sexualmente durante esse período.