04/12/23 - Câmara lança amanhã o livro O Tamoyo e Sentinela da Liberdade à Beira Mar da Praia Grande

Publicação é um resgate documental sobre os debates da primeira Assembleia Constituinte do Brasil, de 1823

A Câmara dos Deputados lança nesta terça-feira (5/12), às 16h, no Salão Nobre, o livro “O Tamoyo e Sentinela da Liberdade à Beira Mar da Praia Grande”. A publicação reúne dois periódicos históricos que acompanharam os debates da primeira composição do Parlamento brasileiro, em 1823, para elaborar a Constituição. 

Os jornais evidenciam a tensão na relação dos constituintes com o imperador D. Pedro I, que, por fim, dissolveu a Assembleia eleita e nomeou o Conselho de Estado que viria a redigir a primeira Constituição do Brasil, outorgada em 1824.

O resgate documental apresenta, com detalhes e bastidores, a atmosfera de 200 anos atrás que levou o imperador D. Pedro I ao gesto extremo de interromper os trabalhos da Assembleia Constituinte.

Após o evento, o livro “O Tamoyo e Sentinela da Liberdade à Beira Mar da Praia Grande” estará à venda na livraria física da Edições Câmara, no Anexo 2. A versão digital da publicação também ficará disponível para download gratuito na biblioteca digital da Câmara dos Deputados. 

Serviço
Lançamento do livro O Tamoyo e a Sentinela da Liberdade à Beira Mar da Praia Grande
Data: 5 de dezembro de 2023
Horário: 16h
Local: Salão Nobre da Câmara dos Deputados