04/08/2015 - Visitas ao Congresso Nacional registram recorde em julho

Os edifícios do Palácio do Congresso Nacional, que compreendem os prédios da Câmara dos Deputados e do Senado, receberam mais de 16 mil pessoas em julho – um crescimento acima de 20% do que foi registrado no mesmo mês no ano passado. O aumento da demanda pelas visitas guiadas é natural no período de férias, mas a ampliação da procura também é atribuída a uma divulgação mais eficaz do programa de visitação, que é realizado de forma conjunta por servidores da Câmara e do Senado.

Semestre

Com visitação média de 15 mil pessoas por mês, o Congresso Nacional recebeu, até julho, 91.161 visitantes, vindos de diversas regiões do país e também do exterior. Durante o primeiro semestre de 2015, os visitantes puderam acompanhar, nos finais de semana, apresentações teatrais sobre temas históricos e ações do parlamento – que, além de informar, tornaram as visitas mais lúdicas e educativas.

Entre os temas apresentados estão: homenagem às mulheres no parlamento; aniversário de Brasília; meio ambiente; e um painel educativo intitulado “Mural dos Desejos”, que enfocou leis que afetam o dia a dia do cidadão, como a Lei de Acesso à Informação, a Lei da Ficha Limpa, a “PEC das Domésticas” e a Lei Anticorrupção.

Informações úteis

As visitas guiadas estão disponíveis todos os dias, entre 9h e 17h30, e só precisam ser agendadas quando ocorrem às terças, quartas e quintas-feiras. Há guias para prestar informações em outros idiomas. Para agendamento, é preciso acessar o link https://www2.congressonacional.leg.br/visite/agendamento-pt. Vale lembrar ainda que:

 

  • De segunda a sexta-feira, bermudas, shorts e chinelos são proibidos durante a visitação, tanto para homens quanto para mulheres, mesmo em período de recesso parlamentar.
  • Bebidas alcoólicas, armas ou qualquer objeto que possa causar acidentes ou lesões são rigorosamente proibidos.
  • É recomendável que grupos com mais de 15 pessoas agendem previamente a visita.
  • Fotografias e filmagens são permitidas, exceto durante as sessões plenárias.
  • As visitas seguirão diferentes roteiros, de acordo com o número de visitantes, com a agenda de atividades do Plenário Ulysses Guimarães e com as orientações de segurança. Em situações especiais, poderão sofrer alterações ou ser interrompidas.

 

Contatos pelos telefones (61) 3216-1768 (finais de semana e feriados) e (61) 3216-1771/1772 (de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas), ou pelo e-mail visitas@camara.leg.br .