04/08/2015 - Começa seleção para Estágio Participação na Câmara dos Deputados

A partir deste mês iniciam-se os preparativos para a segunda edição do programa Estágio Participação na Câmara dos Deputados. O processo seletivo começou ontem (3/8) e seguirá até quinta-feira (6/8). Os interessados deverão responder ao quiz sobre saúde e obesidade disponível no link www.camara.leg.br/estagioparticipacao. Na sexta-feira (7/8), os quarenta candidatos mais bem classificados no quiz serão convocados por e-mail para efetuar a inscrição no Estágio, que será realizado entre os dias 14 e 17 de setembro, das 9 às 19 horas; ou até o final das sessões deliberativas, 21h, nos dias de sessões extraordinárias (terças e quartas-feiras). 

Critérios para seleção

Os critérios para classificação dos candidatos serão o número de acertos obtidos e o tempo gasto para responder ao quiz, calculados automaticamente pelo sistema. O teste foi elaborado em formato de jogo, com duração total de dez minutos. Cada resposta certa gerará um acréscimo de segundos no tempo total, e cada resposta errada descontará segundos.

As quarenta vagas serão distribuídas entre o público feminino e masculino e preenchidas, dentro do possível, na proporção de 20 para cada gênero. Em caso de empate na última colocação, será selecionado o candidato que estiver no semestre mais avançado – caso persista o empate, prevalecerá o candidato mais velho.

Sobre o programa

Iniciativa da Câmara dos Deputados, por meio da Segunda-Secretaria e do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), o Estágio Participação é uma nova modalidade de programa educativo para o público universitário. As edições serão mensais e abordarão temas específicos, com o propósito de atrair estudantes de diferentes áreas. O objetivo é demonstrar que os debates, votações e decisões que ocorrem na Câmara e no Poder Legislativo têm impacto na vida dos participantes, estimulando, assim, o envolvimento com a política e a atuação cidadã dos universitários.

A dinâmica do Estágio Participação baseia-se no cumprimento de "missões" durante três dias de vivência na Câmara dos Deputados. Os participantes serão orientados sobre as formas de buscar as informações necessárias ao cumprimento das missões – como conversar com técnicos da Câmara, entrevistar deputados ou pesquisar no Portal da Câmara, nas redes sociais e nos veículos de comunicação, por exemplo. O resultado será divulgado na página #tonacamara, que hoje reúne conteúdo inserido pelos participantes do Estágio-Visita de Curta Duração.

A Câmara oferecerá aos participantes hospedagem, alimentação e traslado entre o alojamento e o local das atividades. É obrigatória a presença em todas as atividades da programação oficial. O participante que obtiver 100% de aproveitamento receberá um certificado.