04/05/20 - Parlamento Jovem Brasileiro 2020 comunica mudanças no programa

Alterações foram necessárias devido às medidas contra a propagação da Covid-19 no país. Evento simula uma jornada parlamentar com estudantes na Câmara dos Deputados, propiciando a vivência do processo político e democrático
Diante das medidas tomadas em todo o País para evitar o contágio e a propagação da Covid-19, a organização do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) comunica mudanças para a realização do evento neste ano.
 
O prazo para inscrições foi estendido até o dia 30 de junho, e o programa vai disponibilizar novos conteúdos pedagógicos em seu  site oficial e em suas redes sociais (facebook e instagram). A intenção é reduzir o impacto causado pela ausência da orientação dos professores na preparação dos projetos de lei, devido às incertezas quanto à reabertura das escolas.
 
Foi criado um novo canal de inscrições - um número de whatsapp exclusivo (61 3216-1867) para quem não têm acesso à internet banda larga.
 
O processo de inscrição teve ainda outras modificações: o comprovante de matrícula será exigido em uma etapa posterior, e a autorização dos pais ou responsáveis somente será exigida dos estudantes selecionados quando for confirmada a data da viagem. Os critérios de idade para a seleção também foram redefinidos: podem participar do PJB 2020 jovens nascidos entre 1º de janeiro de 1998 e 31 de dezembro de 2004.
 
Etapa presencial
 
Com as medidas de isolamento social, o que provocou a suspensão das aulas e a restrição do acesso às instalações da Câmara, a organização do evento decidiu adiar a etapa presencial do programa para setembro de 2020. O objetivo é proteger a saúde dos 27 coordenadores e dos 78 jovens de todos os estados do País que participam desta fase. A vinda dos selecionados a Brasília acontecerá em data a ser definida, quando as recomendações de isolamento forem totalmente suspensas.
 
Um novo calendário detalhado está em processo de finalização e prevê parte do trabalho dos deputados jovens feito a distância, por meio de ferramentas virtuais que já são utilizadas pelos próprios deputados federais. Essas ferramentas propiciam mais colaboração entre os selecionados e também possibilitam a participação da sociedade em geral, que poderá contribuir com as discussões e aperfeiçoar os projetos de lei apresentados pelos estudantes.
 
Novo calendário
 
- Inscrições com novas formas de acesso: 30 de março a 30 de junho
- Pré-seleção estadual: 06 a 31 de julho
- Divulgação da relação dos pré-selecionados na página do PJB: 10 de agosto
- Seleção final na Câmara dos Deputados: 17 de agosto a 4 de setembro
- Divulgação da relação dos selecionados PJB 2020: 18 de setembro
- Preparação a distância dos selecionados: entre outubro e novembro
- Jornada a distância: a partir de novembro
- Simulação em Brasília: data ainda a definir
 
Mais informações podem ser obtidas na página do PJB no portal da Câmara. Os interessados podem conferir, ainda, o  guia completo do PJB e o  vídeo sobre o programa.