04/03/24 - Iluminação da Câmara na cor roxa integra campanha do Dia Mundial da Obesidade

A Câmara dos Deputados recebe iluminação especial na cor roxa como parte das ações pelo Dia Mundial da Obesidade, celebrado hoje (4/2). O objetivo da data, instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é disseminar conhecimentos, conscientizar a população, melhorar políticas de prevenção, promover o debate sobre a doença e facilitar o acesso ao tratamento. Outro objetivo é combater o estigma social a respeito da doença.

Risco

Segundo a OMS, obesidade é o excesso de gordura corporal em quantidades que ofereçam risco à saúde. A doença é um dos principais problemas de saúde do mundo, atingindo mais de 1 bilhão de pessoas, e uma das causas de outros problemas, como diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares.

No Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde de 2020, realizada pelo Ministério da Saúde, um em cada quatro indivíduos maiores de 18 anos tem obesidade, o que corresponde a 41,2 milhões de pessoas. Mais da metade dos pesquisados – 96 milhões – tem excesso de peso.

Segundo o Ministério da Saúde, entre as causas da obesidade estão fatores biológicos, históricos, ecológicos, econômicos, sociais, culturais e políticos. Dados mostram que a doença se tornou crônica e atinge um número crescente de pessoas. Pesquisas comprovam que o problema está associado a significativa alteração do padrão alimentar, com a redução do consumo de alimentos in natura ou minimamente processados e maior participação dos alimentos ultraprocessados.

Além disso, hábitos não saudáveis, que incluem o excesso de tempo gasto em comportamentos sedentários, impulsionados pelo uso excessivo de telas, atrelado a pouca ou nenhuma prática de atividade física, são cada vez mais frequentes. O tratamento da obesidade prevê reeducação alimentar e atividade física, com eventual auxílio de remédios, se necessário.