04/03/24 - Câmara comemora 10 anos do LabHacker

Durante o ano, várias ações mostrarão projetos realizados na área da inovação tecnológica voltados para a transparência e a participação social

A Câmara dos Deputados realiza uma série de ações, ao longo de 2024, para comemorar os 10 anos do Laboratório Hacker (LabHacker), área da Casa que trabalha com projetos inovativos voltados à cidadania.  O objetivo é mostrar os principais resultados obtidos desde 2013 e reafirmar a importância da transparência na área de dados legislativos e da participação social no processo legislativo – dois dos eixos de atuação do laboratório. 

De março a dezembro de 2024, peças de divulgação conduzirão para uma área especial na página do LabHacker, que contará com conteúdo exclusivo sobre as principais realizações do laboratório. Responsável por projetos colaborativos e experimentais nos eixos transparência, participação social e cidadania, o LabHacker tem o objetivo de articular uma rede entre parlamentares, servidores públicos, hackers cívicos e sociedade civil que contribua para a cultura da transparência e da participação social por meio da gestão de dados públicos. 

LabHacker 

O laboratório foi criado a partir da experiência positiva da primeira Maratona Hacker realizada na Câmara dos Deputados, em outubro de 2013. Na ocasião, cidadãos inovadores tiveram a oportunidade de apresentar ideias e projetos de aplicativos para aperfeiçoar a transparência de dados legislativos. Como resultado do evento, surgiram novas formas de apresentar o processo legislativo à sociedade e de conhecer a atuação parlamentar, propiciando um novo olhar, mais intuitivo, sobre os dados produzidos no Parlamento. 

Entre os projetos já implantados, a partir de experimentos do Labhacker, estão o portal e-Democracia, o Wikilegis, as audiências interativas, o mapa participativo e a assessoria para institucionalização de inovações cívicas, entre outros. 

Confira aqui outros projetos do LabHacker.