04/03/20 - Exposição mostra os avanços femininos no Parlamento brasileiro

Mostra ficará aberta para visitação até 18 de março

A Câmara dos Deputados promove, a partir desta quarta-feira (4), a exposição "Lugar de Mulher é na Tribuna: os avanços femininos no Parlamento brasileiro". A mostra aborda as ações promovidas e as vitórias conquistadas pelas mulheres a partir dos enunciados femininos proferidos no curso da atividade parlamentar. O marco histórico é o dia 26 de março de 1987, quando mulheres de todos os estados da federação entregaram no Congresso Nacional a famosa Carta das Mulheres Brasileiras aos Constituintes.

A exposição também faz um resgate histórico das pioneiras na luta da igualdade de gênero no Brasil. Há homenagem às pioneiras que ocuparam assento no Poder Legislativo nas esferas federal, estadual e municipal. São lembradas ainda as deputadas que, embora somando apenas 26 dos 559 constituintes, se uniram e conseguiram fazer aprovar a maior parte das propostas apresentadas.

Recorrendo a uma linha do tempo, são elencadas as principais ações protagonizadas pelas mulheres no âmbito do Poder Legislativo nestes últimos 33 anos, em particular a partir da criação da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.

A mostra poderá ser visitada até o dia 18 de março, das 9h às 17h, no corredor de acesso ao Plenário.

Serviço

Exposição: Lugar de Mulher é na Tribuna: os avanços femininos no Parlamento Brasileiro
Data: 4 a 18 de março
Horário: das 9h às 17h
Local: Corredor de acesso ao Plenário
Entrada Franca