03/12/2014 - Maratona hacker da Câmara é encerrada com criação de 19 projetos; vencedores serão conhecidos ainda neste mês

Chegou ao fim mais uma edição do Hackathon, a maratona hacker da Câmara dos Deputados para desenvolvimento de aplicativos voltados para a cidadania. O tema desta edição foi “Gênero e Cidadania”, subdividido em duas linhas: violência contra a mulher e políticas públicas. O evento, que ocorreu entre 24 e 28 de novembro no Salão Branco da Câmara dos Deputados, recebeu 46 participantes, entre desenvolvedores, designers e especialistas, que trabalharam sobre os 22 projetos selecionados na primeira fase.                                            

A maratona resultou na criação de 19 projetos com soluções digitais voltadas para questões de gênero e cidadania. A partir de 6 de dezembro, estes projetos serão publicados e submetidos à avaliação da comissão julgadora, que selecionará os dois melhores. Os vencedores ganharão uma viagem para a sede do Banco Mundial, em Washington, a fim de conhecer iniciativas de Democracia Digital e e-Cidadania.

Dentre os projetos apresentados ao final do Hackathon destaca-se o aplicativo que mapeia, por georreferenciamento das denúncias, os diversos tipos de violência sofridos pelas mulheres. Na mesma linha, foram apresentados, entre outros, um aplicativo que fornece informações e apoio às vítimas de violência obstétrica e outro que oferece mecanismos de denúncia de violência sob a perspectiva da vítima.

Já no segmento “Políticas públicas de gênero e cidadania” destacam-se dois projetos:  “Dinâmica da participação feminina no Congresso”, que analisa os temas das proposições apresentadas por deputadas e senadoras; e “Participa, Mulher!”, um aplicativo para celular que integra dados sobre finanças públicas, legislação e programas relacionados à rede de atendimento e proteção à mulher.