03/10/23 - Câmara inicia hoje campanha Outubro Rosa

A partir de hoje (3/10), a Câmara dos Deputados – por meio da Secretaria da Mulher e da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher – e o Senado Federal iniciam as atividades da campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de outros tipos da doença que atingem as mulheres. O objetivo é aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade.

Além de sessão solene em homenagem ao Outubro Rosa, serão realizadas: audiência pública sobre a disponibilização de novos medicamentos já incorporados para o câncer de mama pelo SUS, na Comissão Especial de Combate ao Câncer; exposição fotográfica com histórias de mulheres que enfrentaram o câncer de mama; e campanha de doação de lenços, bandanas, tiaras e bonés para a Rede Feminina de Combate ao Câncer e o Hospital da Criança de Brasília, com caixas coletoras dispostas nas dependências das duas Casas.

A agenda de ações da campanha se estenderá até o dia 25, quando um seminário com o tema “Inovação e educação no combate ao câncer de mama”, às 14h30, no Auditório Nereu Ramos, encerrará os trabalhos.

Confira a programação completa do Outubro Rosa.

Incidência

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, excluídos os cânceres relacionados a tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas no Sul e no Sudeste. É a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todo o país, exceto na Região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição. Para o triênio 2023-2025, a estimativa é de 73.610 novos casos de câncer de mama. 

Parcerias

Além do Senado, as ações da Câmara contam com o apoio de instituições parceiras, tais como Instituto Oncoguia, Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Instituto Avon, Recomeçar - Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília.