03/07/2020 - Câmara apoia campanha Julho Verde de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço

Neste mês de julho de 2020, a iluminação na cor verde da Câmara dos Deputados ganha mais um motivo. Além da conscientização e prevenção da Covid-19, a cor representa o apoio à campanha nacional Julho Verde, que busca chamar a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço.

 

A doença abrange os tumores de lábios, cavidade oral, faringe, laringe, cavidade nasal e tireoide. O Brasil registra, a cada ano, cerca de 41 mil novos casos desses tumores malignos, segundo o Instituto Nacional de Câncer. Os fatores de risco estão no dia a dia da população, como tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e infecções por HPV por meio de relações sexuais sem preservativos.

 

A campanha é uma iniciativa do Instituto Oncoguia, organização não governamental que busca melhorar a qualidade de vida de pacientes com câncer por meio de projetos de saúde que proporcionem apoio e orientação a pacientes.

 

A ONG possui, além do site, um canal gratuito de atendimento ao público. O "ligue câncer" atende pelo telefone 0800 7731666.