03/07/19 - Congresso participa da solenidade cívica de hasteamento da bandeira

Stand montado em frente à Praça dos Três Poderes irá divulgar a visita institucional à Câmara e ao Senado e programas, como Parlamento Jovem. Também serão distribuídas publicações do Legislativo

O Congresso Nacional participa, pela primeira vez, neste domingo (7), do hasteamento da bandeira do Brasil na Praça dos Três Poderes. O objetivo é aproveitar a solenidade, realizada no primeiro domingo de cada mês, para estimular o cidadão a conhecer o Legislativo e o trabalho desenvolvido por deputados e senadores. A manhã cívica começa às 9 horas. 

A participação do Congresso será feita em um stand conjunto da Câmara e do Senado, montado no gramado em frente à Praça dos Três Poderes, onde serão divulgados a visita institucional às duas Casas, os programas Parlamento Jovem e Jovem Senador e as atividades desenvolvidas pelo Viveiro da Câmara. Também serão distribuídas publicações do Legislativo, como cartilhas sobre símbolos nacionais e cidadania e folders informativos. Para crianças, serão distribuídas publicações do Plenarinho, do Senadoro e materiais para colorir, além da realização de uma oficina de confecção de bonecos de cabeça de alpiste, promovida pelo Viveiro da Câmara.

 Visitação

Durante o evento, o Congresso vai abrir um novo ponto de entrada, no anexo I do Senado, para facilitar o acesso de quem acompanha a solenidade de hasteamento e deseja fazer a visitação institucional na Câmara e no Senado. A entrada pela Rampa do Congresso continuará funcionando normalmente.

A visitação ao Palácio do Congresso Nacional funciona das 9h às 17h30: às segundas e sextas por agendamento e visitas espontâneas; às quintas, exclusivamente por agendamento; e nos fins de semana e feriados, não há necessidade de agendamento. Às terças e quartas, as visitas são suspensas.

Manhã cívica

Desde o começo do ano, o Governo do Distrito Federal (GDF) promove uma manhã cívica na Praça dos Três Poderes no dia do hasteamento da bandeira do Brasil. Além dos órgãos militares, do GDF e do Congresso, outras 18 instituições participam da solenidade, como o SESC, que promove atividades esportivas, recreação para crianças e ações de conscientização sobre saúde. Há apresentação de grupos musicais e esportistas e venda de alimentos em foods Trucks.

A empresa pública de transporte coletivo do Distrito Federal oferece ônibus gratuitos para tours pela Esplanada dos Ministérios e pelo Plano Piloto, com guias do Sindicato dos Guias de Turismo.

Serviço

Evento: Solenidade de hasteamento da bandeira do Brasil
Local: Praça dos Três Poderes
Data: 07/07 (Domingo)
Horário: A partir 9 horas