03/04/2014 Câmara Mirim: professores têm até dia 22 deste mês para inscrever projetos pedagógicos
Terminam no dia 22 de abril as inscrições de projetos pedagógicos para a 9ª edição do Câmara Mirim, programa da Câmara dos Deputados que oferece aos alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental a experiência de ser deputado por um dia. Esta edição traz uma novidade em relação à seleção das escolas participantes: em lugar do sorteio realizado em anos anteriores, haverá um concurso de projeto pedagógico voltado para os professores. Os autores das seis melhores propostas poderão indicar duas turmas da segunda fase do ensino fundamental, com no máximo 40 alunos cada, para participar do programa no dia 30 de outubro.
Promovido pelo Plenarinho - portal infantil da Câmara -, o Câmara Mirim simula uma sessão do plenário, na qual os estudantes apresentam, debatem e votam três projetos de lei previamente selecionados. Os estudantes do 5º ao 9º ano também já podem se inscrever, individualmente, por meio da apresentação de um projeto de lei. Os três projetos escolhidos serão defendidos pelos seus autores no plenário. As inscrições para os alunos seguem até os dias 29 de agosto, no caso de envio pelos Correios, e 5 de setembro, para envio pela internet.
Inscrições
No caso das inscrições de projetos pedagógicos, o prazo termina no dia 22 de abril. O professor interessado deverá apresentar um projeto pedagógico de experiência educativa direcionada a alunos do 5º ao 9º ano, utilizando o Câmara Mirim como referência. No dia 13 de maio, serão divulgados os nomes dos seis professores selecionados com as melhores propostas. Os demais serão classificados em uma lista e chamados caso haja impossibilidade de alguns dos seis primeiros participarem do restante do processo seletivo.
Missão Pedagógica no Parlamento
Os professores selecionados terão que participar do programa Missão Pedagógica no Parlamento, uma capacitação em educação para democracia destinada a professores dos ensinos fundamental e médio, realizada pela Câmara. A participação nesse programa é condição para levar os alunos à sessão do Câmara Mirim, que acontece no dia 30 de outubro.
A primeira fase do Missão Pedagógica constitui-se do curso a distância Educação para a Democracia, que acontecerá de 9 de junho a 18 de julho, com carga horária de 30 horas. O candidato será considerado aprovado se obtiver pontuação igual ou superior a 50% do total exigido. O não cumprimento da pontuação mínima implicará a perda da vaga para participação no Missão Pedagógica no Parlamento e, consequentemente, no Câmara Mirim.
Após a aprovação no curso preparatório, os professores virão a Brasília, com todas as despesas pagas pela Câmara, para participar do módulo presencial do Missão Pedagógica, entre os dias 31 de agosto e 6 de setembro. Essa etapa consiste em aulas dialogadas, palestras, visitas e oficinas pedagógicas, privilegiando a integração entre teoria e prática.
Estudantes
Com exceção dos autores dos três projetos de lei selecionados, a Câmara não se responsabiliza pelas despesas de hospedagem, alimentação e transporte dos estudantes que vão participar da sessão do Câmara Mirim, no dia 30 de outubro. Fica a cargo de cada escola mobilizar recursos próprios ou de seu município para trazer as crianças para a sessão.