02/05/2014 Homenagem a Getúlio Vargas na Câmara dos Deputados terá presença do ator Tony Ramos

Por ocasião dos 60 anos da morte do presidente Getúlio Vargas, a Câmara dos Deputados realizará um ato em homenagem ao político nessa terça-feira (06/5), às 16h, no Salão Nobre da instituição.  O evento contará com a presença do ator Tony Ramos, intérprete do personagem no filme "Getúlio", que enfoca os 19 dias que antecederam o suicídio do presidente, em 24 de agosto de 1954.

Durante a homenagem ocorrerá o relançamento da trilogia "A Era Vargas", do jornalista e cientista político José Augusto Ribeiro. A reedição do livro é uma iniciativa do PDT e da Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini, por meio da editora Folha Dirigida, do Rio de Janeiro.

Haverá ainda um debate sobre o presidente, seus governos e os períodos históricos em que viveu, com a presença de parlamentares, jornalistas, historiadores e cientistas sociais. Estão previstas, entre outras, as participações da socióloga Celina Vargas do Amaral Peixoto, neta do político e especialista no tema, e do ministro do Trabalho, Manoel Dias.

Realizado em parceria com o gabinete do deputado Angelo Agnolim (PDT-TO), o ato - que contará com a participação dos líderes pedetistas na Câmara e no Senado - é parte da programação "60 anos sem Getúlio", promovida pela Câmara dos Deputados para lembrar a morte de Vargas e a publicação de sua famosa carta testamento.

Trilogia

"A Era Vargas" aborda episódios que atravessam mais de 70 anos da História do Brasil, desde o cenário político anterior à ascensão de Vargas até a crise política que culminou com o suicídio do presidente, em agosto de 1954. A trilogia aborda fatos históricos e políticos, tais como: o fundamento do Partido Republicano no Rio Grande do Sul, em 1882; o debate da campanha presidencial de 1929-1930; as principais decisões do primeiro governo Vargas (1930-1945); e os avanços da Revolução de 30, como o voto feminino, o voto secreto e a instituição da Justiça Eleitoral.

A obra também detalha a participação brasileira na 2ª Guerra Mundial, com o rompimento do Brasil com a Alemanha nazista e o apoio aos aliados; a implantação da indústria siderúrgica; a criação das leis trabalhistas; o Estado Novo e seu desmonte; o apoio de Vargas ao marechal Dutra e seu afastamento do militar, após eleito; o autoexílio em São Borja (RS), a volta à política, a campanha eleitoral de 1950 e o retorno ao poder. Analisa ainda as realizações do segundo governo Vargas, a crise de agosto e o suicídio do presidente no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, que era a capital da República.

O autor, jornalista José Augusto Ribeiro, trabalhou nos principais veículos de comunicação do país e assessorou Leonel Brizola e Tancredo Neves em suas campanhas à Presidência da República.

 

SERVIÇO

Debate sobre os 60 anos da morte de Getúlio Vargas e relançamento do livro "A Era Vargas", do jornalista José Augusto Ribeiro.

Horário: 06 de maio, terça-feira, às 16h

Local: Salão Nobre da Câmara dos Deputados