02/03/2015 - Câmara premia vencedores do Hackathon de Gênero e Cidadania
A Câmara dos Deputados entregará nesta quarta-feira (4/3) os prêmios aos dois vencedores do Hackathon de Gênero e Cidadania. A cerimônia de premiação ocorrerá no Salão Nobre, às 19 horas. Os autores dos dois projetos vencedores – “Minha voz” e “Dona Maria” – ganharão uma viagem para participar de um encontro sobre projetos de democracia digital em Washington (EUA), na sede do Banco Mundial, patrocinador do evento.
O Hackathon é uma espécie de maratona de criatividade tecnológica, e esta edição especial foi organizada pelo Laboratório Hacker e pela Secretaria da Mulher com o objetivo de criar aplicativos que possam contribuir para reduzir a violência contra a mulher e fortalecer as políticas de gênero.
Os vencedores
O programa "Minha Voz" foi selecionado entre oito propostas relacionadas ao tema "Violência Contra a Mulher". Além de mapear os serviços públicos disponíveis para vítimas de violência do sexo feminino, o aplicativo conta com espaços para depoimentos e incentivo a denúncias. Os autores são Salete Silva Farias, Daniela Silveira Rozados da Silva e Rafael Reis da Silva, com colaboração de Camila Lainetti.
Já o programa "Dona Maria" foi um dos 11 projetos ligados ao tema "Políticas de Gênero Relacionadas à Participação, Representatividade e Transparência". O aplicativo visa conscientizar a população sobre as desigualdades de gênero no processo eleitoral, inclusive no que diz respeito ao financiamento de campanhas, e promover uma rede de apoio a candidaturas femininas. Edmundo Matheus Santana, Isadora Forte Barros e Yves Henri Souto Maior Sales Bouckaert compõem a equipe que desenvolveu a solução.