01/10/25 - Projeção de frases no Congresso conscientiza sobre câncer de mama

A fachada do Congresso Nacional recebe projeções de frases e imagens nesta quarta-feira (1º), das 19h às 23h, marcando o início do Outubro Rosa – campanha internacional de conscientização sobre prevenção e detecção dos cânceres de mama e de colo do útero. A ideia é compartilhar informações sobre a importância do diagnóstico precoce das doenças para aumentar as chances de cura e reduzir os casos de mortalidade.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, no Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões. Para cada ano do triênio 2023–2025 foram estimados 73.610 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de quase 42 casos por 100 mil mulheres.

A prevenção envolve reduzir fatores de risco, como má alimentação ou falta de atividade física. Já o diagnóstico precoce consiste na abordagem oportuna das mulheres com sinais e sintomas suspeitos de câncer para identificação da doença em sua fase inicial, a fim de possibilitar tratamento efetivo e maior sobrevida. O exame de mamografia, por exemplo, pode identificar a doença antes mesmo que qualquer sintoma apareça, aumentando as chances de cura.


Proteção do colo do útero
Além do câncer de mama, o Outubro Rosa também alerta para o câncer de colo do útero, causado principalmente pela infecção pelo vírus HPV. A prevenção é possível com a realização anual do exame Papanicolau e com a vacinação contra o HPV, disponível gratuitamente para jovens na rede pública e para mulheres adultas na iniciativa privada.