01/11/22 - Congresso recebe iluminação especial em apoio à campanha Novembro Azul

O Palácio do Congresso Nacional ficará iluminado na cor azul, de 1º a 4 e de 7 a 9 deste mês, em apoio à campanha Novembro Azul, voltada para a prevenção do câncer de próstata, o tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que, em média, o Brasil identifica 62,95 novos casos a cada 100 mil homens; 75% deles ocorrem em pessoas acima de 65 anos.

 

O câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Dentre os principais procedimentos para diagnóstico estão o exame de toque retal, que avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata; e o exame de PSA, que verifica no sangue a quantidade de uma proteína chamada de Antígeno Prostático Especifico (PSA), produzida pela próstata. As chances de cura aumentam 90% se a doença for detectada no estágio inicial, mas muitos homens ainda relutam em realizar os exames de prevenção.  

 

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são dificuldade de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina; e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. O tratamento depende da localização do tumor, podendo ser indicadas cirurgia, quimioterapia ou radioterapia, além de procedimento cirúrgico combinado com tratamento hormonal.

 

Entre as principais ações preventivas estão a manutenção de uma alimentação saudável e do peso corporal adequado; a prática de atividade física e a suspensão de hábitos insalubres, como fumar e consumir excessivamente bebidas alcoólicas.

 

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é comemorado no dia 17 de novembro.