01/04/2015 - Congresso Nacional recebe nota máxima em guia internacional de turismo
O Guia Michelin, tradicional publicação que seleciona restaurantes e hotéis em diversas regiões do mundo, concedeu três estrelas – a mais alta classificação – para o programa de visitação do Congresso Nacional, na categoria "Atrações turísticas - Lugares para ver e o que fazer". Guia internacional de referência em turismo, o Michelin realiza visitas anônimas aos estabelecimentos para posteriormente classificá-los com uma, duas ou três estrelas.
Programa de visitação institucional
O programa recomendado é realizado em conjunto pelas equipes de Relações Públicas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, diariamente, das 8h30 às 17h30. A visita, com duração aproximada de 50 minutos, tem início a cada meia hora, no Salão Negro. Os acessos ocorrem pela Chapelaria, de segunda a sexta-feira, e pela rampa principal do Palácio do Congresso Nacional, nos finais de semana e feriados.
Orientado por conceitos que vão além do turismo, o programa prioriza a educação para a cidadania, ao transmitir informações sobre a história política do Brasil, o processo de elaboração das leis e o patrimônio artístico e arquitetônico que integra os edifícios do Congresso Nacional. Em visitas guiadas, o público tem acesso aos principais espaços do Palácio. A culminância do passeio é a chegada aos plenários das duas Casas, onde deputados e senadores discutem e votam os projetos de lei.
Nos salões e corredores da Câmara encontram-se esculturas, quadros, painéis e outras criações de artistas como Di Cavalcanti, Athos Bulcão, Alfredo Ceschiatti e Oscar Niemeyer, obras integrantes do acervo permanente da Casa. Nos diversos espaços e no Gabinete de Arte da Presidência, são promovidas exposições de artistas plásticos contemporâneos de várias regiões do Brasil, selecionados por edital público.