TV Câmara transmite em sinal aberto para Natal (RN)

Transmissão, compartilhada com a TV Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte pelo canal 50, foi inaugurada nesta segunda-feira (13)
13/12/2010 12h41

A Câmara dos Deputados inicia nesta segunda-feira (13) a transmissão da TV Câmara em Natal (RN) e região metropolitana em sinal aberto pelo sistema analógico, alcançando cerca de 1 milhão de telespectadores.  A transmissão será compartilhada com a TV Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte pelo canal 50 UHF. Atualmente, apenas Brasília recebe a transmissão em sinal aberto analógico.
 
Pela parceria, a TV Câmara poderá ser vista em Natal de segunda a sexta-feira, das 20 às 7 horas; aos sábados, das 14 horas às 17h30, e aos domingos, das 12h30 às 19 horas. A programação da TV Assembleia ficará no ar nos outros horários, com transmissão ao vivo das sessões plenárias e audiências públicas.
Ainda neste mês, a Câmara assinará convênio com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para implantar a TV Câmara em Porto Alegre pelo sistema digital. As duas casas legislativas irão partilhar o canal 61. Atualmente, o sinal digital da TV Câmara é transmitido em São Paulo.

Participação e educação política
O diretor da Secretaria de Comunicação da Câmara (Secom), Sérgio Chacon, avalia que a expansão do sinal aberto da TV Câmara pelos sistemas analógico e digital contribui para o fortalecimento da democracia. "Isso porque a mensagem da TV Câmara é voltada para a educação política e para a participação popular", afirmou.
Chacon ressaltou que o modelo que está sendo adotado para a expansão do sinal aberto da TV Câmara reduz os custos de implantação e de operação dos novos canais. Segundo ele, o modelo adotado é cooperativo, pois os legislativos estaduais e federal dividem as despesas, evitando duplicação de gastos.

O diretor da TV Câmara, Getsemane Silva, acrescentou que a expansão dos sinais analógico e digital da TV Câmara permite que um maior número de pessoas conheça e participe das atividades do Legislativo. "A transmissão em canal aberto amplia o alcance do conteúdo da TV, democratizando o acesso à informação sobre os temas em discussão na Casa”, completou.

Sinal digital
O projeto TV Câmara Digital teve início nas capitais onde a Câmara já tem a consignação do Ministério das Comunicações, como São Paulo. Nos primeiros meses de 2011, será a vez de Brasília receber o sinal digital. Belo Horizonte, Porto Alegre e Fortaleza terão acesso à programação da TV Câmara Digital até o final de 2011. Em 2012,  Rio de Janeiro, Florianópolis, Manaus e Salvador também passarão a acompanhar os trabalhos da Câmara por meio da TV Digital.
A responsável pelo projeto da TV Câmara Digital, Evelyn Maciel, explicou que a implantação do sistema digital é uma operação complexa porque envolve vários parceiros, como as assembleias legislativas e o Senado Federal, entre outros. "Além de reduzir custos, o uso da multiprogramação, uma ferramenta da nova tecnologia de televisão digital, permite a divisão de um mesmo canal entre três emissoras ou mais", explica Evelyn.

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social
E-mail: imprensa@camara.gov.br
https://twitter.com/CamaraDeputados
Tel: (61) 3216-1507 / (61) 3216-1506 / (61) 9968-3190