Parlamento Jovem começa nesta segunda
A partir de segunda-feira (22), 77 estudantes selecionados para o Parlamento Jovem 2010 iniciam uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. A sétima edição do evento apresenta como tema "O Jovem e o Mercado de Trabalho".
Com representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, o programa permite que estudantes de escolas públicas e particulares conheçam e vivenciem a rotina dos trabalhos legislativos, despertando uma reflexão sobre a representação política.
Para participar, os estudantes apresentaram projetos de lei sobre agricultura e meio ambiente; saúde e segurança pública; economia, emprego e defesa do consumidor; educação, cultura, esporte e turismo.
Entre os temas mais recorrentes está a educação. Houve projetos que trataram, por exemplo, de ensino em tempo integral, melhoria da qualidade da educação e adoção de disciplinas na grade curricular. A preocupação com emprego foi, para os jovens, o segundo tema mais recorrente.
"Os projetos foram muito bons. Desta vez, sentimos melhora na técnica legislativa. Entre os critérios avaliados, levamos em consideração a oportunidade, a originalidade e a necessidade da proposta", avalia uma das coordenadora do projeto, Stefânia Serzanink.
O programa, criado em 2004 por iniciativa do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), já contou com a participação de mais de 450 estudantes. A novidade deste ano foi que a Câmara ofereceu um curso pela internet para que os jovens aprendessem a elaborar um projeto de lei. Os gastos com hospedagem, alimentação e transporte dos estudantes selecionados são custeados pela Câmara.
Expectativas
Representante do Distrito Federal, a estudante do terceiro ano do ensino médio Thuany Cristine de Sousa Vieira, de 18 anos, diz estar muito ansiosa e esperar aprender mais sobre a vida parlamentar, porque, segundo ela, a mídia passa informações muito superficiais. "Aprender essas coisas vai ser o máximo, vou adorar", declara.
Estudante de uma escola pública de Ceilândia, Thuany criou um projeto que pretende tornar obrigatória a criação, em empresas de médio e grande porte, de um departamento voltado ao ensino e exercício das funções objetivas da empresa, visando adquirir técnica e experiência no ramo por meio de contrato de aprendizagem. Segundo ela, a idéia é que os jovens, principalmente os que procuram o primeiro emprego, adquiram experiência antes de escolher a área da empresa em que pretendem atuar.
Já o amapaense Roan Coelho de Souza Lobato, de 17 anos, pensou nos jovens que precisam conciliar estudo e trabalho. Seu projeto visa instituir o direito aos alunos trabalhadores do ensino médio noturno a jornada de trabalho de seis horas ininterruptas.
O jovem parlamentar, que estudava em escola particular no turno diurno, até o segundo do ensino médio, precisou mudar para escola pública neste ano, no turno noturno, e se espantou com o número de desistentes. Segundo ele, o objetivo do projeto é dimiuir a evasão escolar e evitar que os estudantes sejam prejudicados.
Lobato espera ter uma experiência boa, conhecer os outros projetos, debater e dividir a experiência com os demais participantes. Para ele, esta será uma das melhores experiências de sua vida.
Veja aqui lista dos estudantes selecionados
Para entrevistas com os parlamentares jovens e os organizadores do evento, favor entrar em contato com a Assessoria de Imprensa, nos telefones abaixo.