Congresso oferece visita dramatizada até domingo
Atores farão as últimas representações em visita guiada ao Congresso Nacional neste fim de semana (29 e 30), em quatro horários: às 10 horas, ao meio-dia, às 14 horas e às 16 horas. A iniciativa conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado faz parte das comemorações aos 50 anos de Brasília e acontece desde o dia 24 de abril.
Os atores da companhia teatral Caixa Cênica representam personagens históricos durante as visitas guiadas. São sete cenas, com oito atores, que reproduzem momentos marcantes do Parlamento brasileiro e da mudança da Capital para o Planalto Central.
Logo no início da visita, no Salão Negro, Juscelino Kubitschek conta aos turistas como adotou o sonho de Brasília, ao ser questionado por um eleitor em um comício na pequena cidade de Jataí (GO), logo no início da campanha que o levou à Presidência da República.
No Salão Verde, o urbanista Lúcio Costa explica um pouco mais sobre o projeto do Plano Piloto, que apresentou em um concurso público, e fala da parceria com Oscar Niemeyer e Israel Pinheiro. Em seguida, junto ao painel de Di Cavalcanti, um casal de candangos trata das dificuldades de tornar o sonho real, com a vinda de 60 mil trabalhadores para ajudar a construir a cidade.
No Plenário da Câmara, Ulysses Guimarães fala da Constituição de 1988 e comenta a importância da Câmara dos Deputados no panorama nacional. No Plenário do Senado, Ruy Barbosa explica sua composição e atribuições específicas, além de expor um pouco de sua trajetória como senador. Também no Plenário do Senado, o engenheiro Joaquim Cardozo descreve o desafio de engenharia que foi o cálculo das cúpulas do Congresso.
A visita termina no Túnel do Tempo, onde a princesa Isabel fala mais sobre a história do Senado brasileiro do século XIX até a atualidade. No final, todos os personagens se encontram para tirar fotos com os visitantes.