Confira a programação da Rádio Câmara e da TV Câmara na semana de 17 a 23 de junho

------ RÁDIO E TV ------

EIS A QUESTÃO (Reprise)
Tema - Nova Definição para Crime Doloso e Culposo
Transmissão – Segunda-feira (17), às 21h30, na TV Câmara; e quinta-feira (20), às 7h, na Rádio Câmara

O deputado Gonzaga Patriota apresentou uma proposta que altera o Código Penal de 1940, nos artigos que conceituam o que é Dolo e Culpa. Para o deputado, a mudança vai acabar com o dolo eventual e tem, entre os principais efeitos, punir quem comete crime no trânsito. A questão é saber se alterar as definições de crime no código penal vai fazer com que a Justiça seja mais ágil na execução das penalidades?

EXPRESSÃO NACIONAL (ao Vivo)
Tema - Criação de Novos Tribunais
Transmissão - Terça-feira (18), às 21h30, na Rádio e TV Câmara

Após dois meses de impasse, o Congresso Nacional promulgou emenda constitucional que eleva de 5 para 9 o número de Tribunais Regionais Federais. Mas a decisão pode parar no Supremo. Principal crítico da proposta, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, argumenta que a decisão só aumenta os gastos do Judiciário. Mas dirigentes das principais associações de juízes defendem a medida sob o argumento de que ela irá desafogar a Justiça.
Você pode mandar perguntas para o expressaonacional@camara.leg.br, para o 0800-619-619 e para o twitter @xnacional.

----- RÁDIO ------

PONTO DE VISTA (Reprise)

Série - Seca no Nordeste
Tema - Tecnologias de convívio com a seca
Transmissão - terça-feira (18), às 7h, com reapresentação na quarta-feira (19), às 20h30

Diante de uma das piores secas da história do Nordeste, muito se ouve falar sobre medidas emergenciais e de combate a esse flagelo. Mas especialistas alertam para a necessidade de políticas estruturantes de convívio com a seca. Sobre essas tecnologias, o Ponto de Vista conversa com o chefe-geral da Embrapa Semiárido, sediada em Pernambuco, Natoniel Franklin de Melo. Você vai descobrir que o semiárido é uma região rica em biodiversidade e, ao contrário do que se pensa, tem um bom potencial de desenvolvimento.

PALAVRA DE ESPECIALISTA (Inédito)
Tema - Consumo excessivo de sal
Transmissão - quarta-feira (19), às 7h, com reapresentação na quinta-feira (20), às 20h30

Todos os anos, mais de  dois milhões de pessoas morrem em todo mundo por doenças cardíacas ou acidentes vasculares cerebrais provocados pelo consumo excessivo de sal. O brasileiro ingere mais que o dobro da quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde. No Palavra de Especialista, a professora do Departamento de Nutrição da UnB Muriél Gúbert fala sobre as maneiras de resolver esse problema. 

CONVERSA SOBRE POLÍTICA (Inédito)
Série - Movimentos sociais no Congresso Nacional
Tema - As minorias e o Congresso
Transmissão – sexta-feira (21), às 7h

Para falar sobre a relação das minorias com o Parlamento brasileiro, o segundo programa da série sobre a atuação dos movimentos sociais no Congresso Nacional convida Toni Reis, secretário de educação da ABGLT, Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

CÂMARA LIGADA (Inédito)
Tema - Esporte
Transmissão – sexta-feira (21), às 17h, com retransmissão no sábado (22), às 18h

O que o Brasil está fazendo para formar seus esportistas? O País está pronto para apresentar um bom desempenho nas próximas Olimpíadas, que serão no Rio de Janeiro, em 2016? Mais importante que o fascínio por superar limites, a partir do esporte, é a manutenção da saúde física e mental. Por isso, o estímulo à atividade física é também fundamental para a saúde pública e para as políticas sociais.
Além disso, o esporte pode ser uma carreira promissora e ainda ajuda a retirar crianças de situação de risco. No clima dos preparativos para a Copa 2014 e as Olimpíadas de 2016, o Câmara Ligada debate o esporte no Brasil ao som da banda “O Terno”, com a presença da judoca Sarah Menezes, a primeira brasileira medalhista olímpica de ouro na categoria, em Londres 2012.

APLAUSO (Inédito)
Convidada – Luciana Souza
Transmissão - Sábado (22), às 11h, com reapresentação domingo (23), às 22h

O Aplauso apresenta os mais novos trabalhos de uma cantora brasileira pouco conhecida por aqui, mas cultuada nos Estados Unidos, para onde se mudou há quase 30 anos. Luciana Souza construiu uma carreira no jazz que já levou a indicações ao Grammy. Mas nunca deixou de cantar a melhor música brasileira.

TRILHA DAS ARTES (Inédito)
Convidada – Cláudia Souza Leitão
Transmissão – sábado (21), às 19h, com retransmissão domingo (22), às 13h

A Secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Souza Leitão, conversa sobre os principais projetos e programas desenvolvidos pelo órgão, como os Criativas Birôs, escritórios que funcionarão como centros de apoio aos empreendedores, artistas e profissionais criativos na estruturação e elaboração de modelos de negócios, oferecendo consultorias nas áreas de gestão, assessoria jurídica, técnica e profissional. O primeiro deles será instalado no Rio de Janeiro em agosto. Até maio do ano que vem, 16 estados serão beneficiados.

LANCE LEGAL – (Reprise)     
Tema - Impactos dos eventos esportivos no turismo regional
Transmissão – domingo (22), às 11h

A Copa do Mundo vai levar realizar jogos nas doze cidades brasileiras. Mas nem todas têm o mesmo apelo turístico das capitais mais famosas, como Rio e Salvador. O Lance Legal analisa os possíveis benefícios da Copa para o turismo das capitais com menos tradição, como Belo Horizonte e Cuiabá. É convidado o diretor do Departamento de Estruturação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, Ítalo Mendes.

----- TV CÂMARA -----

PONTO DE VISTA – (Inédito)
Série - Jornalismo Político
Tema - A Imagem dos Poderes na Mídia
Transmissão – quinta-feira (20), às 21h30

A maior parte dos brasileiros (57%) tem o hábito de ler algum jornal para se informar sobre o que acontece no País. É o que revela pesquisa da empresa de auditoria KPMG, feita no final de 2012. Mas que informações sobre política nacional chegam a esses cidadãos? Que imagem eles podem ter dos Poderes da República e do trabalho de cada um deles com base no que leem? Para responder a essas perguntas, o Ponto de Vista recebe a jornalista Diana Fernandes, coordenadora de política da sucursal do jornal O Globo, em Brasília. Em quase 30 anos de jornalismo, Diana já trabalhou também no jornal O Estado de S. Paulo e na Radiobrás.

CONVERSA FRANCA (Reprise)
Série - 190 ANOS DO PARLAMENTO BRASILEIRO
Tema - A Origem do Parlamento
Transmissão – domingo (22), às 20h30

O Conversa Franca, nesta primeira temporada, aborda os 190 anos do Parlamento Brasileiro, da sua constituição aos momentos de crise, como durante as ditadura Vargas e a militar, passando por grandes momentos da democracia brasileira. Neste  programa, o entrevistado é o deputado Bonifácio Andrada (PSDB-MG), descendente direto do Patriarca da Independência, José Bonifácio, e cuja família está presente no Congresso nesses 190 anos.