Câmara renova portal com maior interatividade

Novas áreas destacam participação cidadã, tramitação de projetos, responsabilidade social e 50 anos de transferência do Legislativo para o Planalto Central. Todas as mudanças foram feitas a partir de estudos e solicitações dos usuários do portal.
20/04/2010 13h35

A Câmara dos Deputados lança nesta terça-feira (20) novo portal (www.camara.gov.br), com layout adaptado para garantir maior interatividade e facilitar a transparência e o acesso às informações. Novas áreas destacam a responsabilidade social e a participação cidadã, com o uso de redes sociais, fóruns e outros canais. Entre as novidades está a página comemorativa dos 50 anos de Brasília, com informações históricas sobre a transferência do Legislativo para o Planalto Central.
 
Na página, o internauta encontra notícias e publicações sobre os 50 anos de Brasília, a programação dos eventos comemorativos e imagens do Palácio do Congresso Nacional em construção e atuais. Outro destaque são as notas taquigráficas das discussões na Constituinte de 1946 sobre a transferência da Capital e os debates na Câmara entre 1948 e 1960, contra e a a favor da mudança.
 
Também é possível acompanhar, por texto ou em áudio, a Sessão Solene de Instalação do Congresso Nacional em Brasília, em 21 de abril de 1960, e a primeira sessão da Câmara dos Deputados em Brasília, em 2 de maio de 1960.
 
Votações
Todas as mudanças foram feitas a partir de estudos e solicitações dos usuários do portal. Entre elas está o destaque maior para as votações do Plenário e das comissões. Com o novo layout, o internauta poderá acessar facilmente todas as propostas que estão pautadas para o dia. As votações e os debates podem ser acompanhadas ao vivo pela internet, com o sistema Webcâmara.
 
Também para facilitar discussões sobre as propostas em tramitação, a partir desta terça, a Agência Câmara de Notícias vai abrir suas matérias de manchete para comentários dos leitores. Atualmente, a Agência Câmara já conta com um mecanismo que permite aos leitores encaminhar comentários aos parlamentares relacionados com as notícias publicadas, mas essas opiniões não são publicadas — vão diretamente para os e-mails dos deputados, sem moderação.
 
Os comentários publicados serão avaliados previamente por um moderador e só serão divulgados se tiverem relação com o tema da notícia e não contiverem palavras de baixo calão, conteúdo publicitário, propagandístico ou eleitoral.

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social
E-mail: imprensa@camara.gov.br
https://twitter.com/CamaraDeputados
Tel: (61) 3216-1507 / (61) 3216-1506 / (61) 9968-3190