Câmara apagará as luzes em ato contra aquecimento global

Campanha "Hora do Planeta" será realizada neste sábado (26), entre 20h30 e 21h30
25/03/2011 13h10

A Câmara dos Deputados vai participar neste sábado (26) da campanha mundial Hora do Planeta. Entre 20h30 e 21h30, todas as luzes da Casa serão apagadas, em um ato simbólico contra o aquecimento global, promovido mundialmente pela organização não-governamental ambientalista WWF.
 
A Câmara aderiu formalmente ao evento Hora do Planeta por meio de assinatura do Termo de Adesão firmado pela vice-presidente da Câmara dos Deputados, Rose de Freitas, e pela secretária-geral do WWF Brasil, Denise Hamú. Esta é a terceira vez que a Câmara adere ao movimento.

A mobilização em torno da ação acontece no mundo todo. Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4.616 cidades, em 128 países, apagaram as luzes durante a Hora do Planeta. Participe você também apagando as luzes para ver um mundo melhor.

Além de reconhecer a importância da ação, a Câmara pretende com seu exemplo estimular outros setores da sociedade e seu próprio corpo de funcionários a aderir à campanha, repetindo o gesto em suas casas e estimulando aqueles com quem mantêm relacionamento.

Comissão
Desde 2008, o Congresso mantém uma Comissão Mista de Efeitos da Mudança Climática para debater e promover políticas públicas contra o aquecimento global. A Câmara promove desde 2002 um trabalho de conscientização por meio do programa de gestão ambiental Ecocâmara.

A iniciativa promove campanhas e atividades que buscam harmonizar as ações da Casa com as questões relacionadas ao meio ambiente, promovendo novos referenciais e normas que respeitem valores de proteção socioambiental. O Ecocâmara atua em dez áreas distintas e desenvolve dezenas de projetos nesses setores.
Campanha
O movimento "Hora do Planeta", um ato simbólico de alerta contra o aquecimento global, é promovido mundialmente pela ONG ambientalista WWF desde 2007 e, neste ano,  acontece pela segunda vez no Brasil. Mais de 20 cidades brasileiras e dezenas de empresas e organizações já confirmaram a participação na iniciativa.