AGU vai inaugurar escritório na Câmara

Iniciativa resulta de acordo de cooperação técnica para dar maior agilidade à representação judicial do Legislativo e aumentar a troca de informações entre os advogados da União e a Procuradoria Parlamentar
12/11/2010 11h17

Leonardo Prado

AGU vai inaugurar escritório na Câmara

Procurador Sérgio Barradas Carneiro (E) conversa com advogados da União (ao centro)

Como resultado de um convênio de cooperação técnica firmado em abril entre a Câmara dos Deputados e a Advocacia Geral da União (CGU), será inaugurado na Casa um Escritório Avançado da Secretaria-Geral de Contencioso da AGU. Em uma das primeiras iniciativas do convênio, a AGU está fazendo um levantamento de todos os processos judiciais em que a Câmara toma parte, em todas as instâncias e varas. Somente no Supremo Tribunal Federal há mais de 500 ações ativas. A partir desse levantamento, a AGU poderá ampliar seu trabalho na defesa da instituição.

O convênio pretende justamente dar maior agilidade à representação judicial do Legislativo e aumentar a troca de informações entre os advogados da União e a Procuradoria Parlamentar.

O procurador parlamentar da Câmara, deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA), que negociou o acordo de cooperação com a AGU, comentou que a instituição é muito demandada por ações despropositadas, “apresentadas por advogados que querem ganhar fama”. Ele lembrou que, nos dois anos em que está no cargo, a Casa ganhou todos os processo em que litigou na Justiça. “Ainda implantamos um sistema informatizado de arquivo e acompanhamento processual e diminuímos o litígio entre esta Casa e alguns setores da imprensa”, explicou.

O advogado da União Marcelo Ribeiro do Val, um dos responsáveis pela sala da AGU na Câmara, observa que o convênio representa uma situação ímpar de aproximação institucional. “A União é prejudicada em muitas demandas por falta de diálogo e tempo para coletar provas. Isso vai refletir no cidadão, que tem o direito de ver seus impostos bem aplicados e defendidos.”