21/11/2013 Programação da Rádio e TV Câmara entre os dias 25 de novembro e 1 de dezembro
=== Rádio e TV ===
Programa - Eis a Questão
Tema - Contra a obrigatoriedade da substituição de livros por tablets nas instituições de ensino (reprise)
Transmissão – Segunda-feira (25), às 21h30, na TV Câmara; e quinta-feira (28), às 7h, na Rádio Câmara.
O programa discute projeto do deputado Marcio Marinho (PRB-BA) que proíbe a substituição obrigatória dos livros didáticos por tablets nas instituições de ensino fundamental, médio e superior. A troca dos livros por computadores portáteis irá mesmo gerar custos adicionais para as famílias? Mas, em tempos de lançamentos tecnológicos quase diários, a educação poderá abrir mão dos avanços da informática? A não obrigatoriedade não pode causar descompasso entre os alunos, que usarão materiais didáticos diferentes? Para responder a essas dúvidas, o Eis a Questão convida Afonso Celso Tanus Galvão, doutor em educação e professor da Universidade Católica Brasília; Amábile Pácios, presidente da Federação Nacional Escolas Particulares; e Iasser Taier, estudante do UniCeub.
Programa - Expressão Nacional
Tema - Black Blocs (inédito)
Transmissão - Ao vivo na TV, na Rádio e também na internet (www.camara.leg.br/tv), na terça-feira (26), às 21h30
Jovens mascarados e vestidos de preto andam em grupo no meio das manifestações, portam bandeiras com símbolos anarquistas, quebram quase tudo pelo caminho e entram em confronto com a polícia. Embora não possuam liderança clara, o grupo tem nome definido, Black Blocs. Mas o que está por trás desse grupo? Apenas a insatisfação com a política e a globalização é suficiente para onda de quebra-quebra em várias cidades? Por que ONGs nacionais e estrangeiras estariam financiando as ações do grupo? É esse o tema do Expressão Nacional.
O cidadão pode enviar perguntas para o expressaonacional@camara.leg.br, para o 0800-619619 e para o twitter @xnacional.
=== Rádio Câmara ===
Programa - Comitê de Imprensa
Série - Cartunismo político, humor e ilustrações na mídia impressa (reprise)
Transmissão – Terça-feira (26), às 7h, com reprise na quarta-feira (27), às 20h30
O segundo programa da série especial do Comitê de Imprensa sobre os grandes cartunistas brasileiros entrevista Paulo Caruso. Conhecido por seus cartuns políticos, Caruso trabalhou para O Pasquim, Veja, IstoÉ, entre outros. Os acontecimentos políticos do Brasil das últimas décadas podem ser revistos com humor em suas histórias em quadrinhos publicadas em diversos livros.
Programa - Palavra de Especialista
Tema - Saúde do homem (reprise)
Transmissão - Quarta-feira (27), às 7h, com reprise na quinta, às 20h30
Se descoberto precocemente, o câncer de próstata pode ser tratado com sucesso. O problema é que muitos homens resistem a fazer o exame de toque, que é o método mais eficiente para detectar a doença. O programa Palavra de Especialista ouve o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Aguinaldo Cesar Nardi. Ele também fala sobre o câncer de pênis, uma doença pouco conhecida, mas que leva mil brasileiros por ano a amputarem o órgão sexual masculino.
Programa - Câmara Ligada
Tema - Maioridade penal (reprise)
Transmissão – Sexta-feira (29), às 17h, com reprise no sábado (30), às 18h
Diante das notícias de crimes cometidos por jovens com menos de 18 anos, grupos da sociedade defendem o endurecimento da punição de jovens infratores. Alguns propõem a redução da maioridade penal para 16 anos. Outros defendem o aumento de três para oito anos o período máximo de internação do menor infrator que comete os chamados crimes hediondos, como estupro, homicídio e sequestro.
Antes de qualquer mudança para reduzir a maioridade penal ou aumentar a punição dos jovens em conflito com a lei, o tema precisa ser estudado no Congresso Nacional. Na Câmara dos Deputados, uma comissão especial deve analisar não apenas esse assunto, mas também outras possíveis mudanças Estatuto da Criança e do Adolescente. Os parlamentares, assim como grande parte dos brasileiros, estão divididos.
Depois de 23 anos, o ECA está realmente defasado e precisa se ajustar ao momento atual? Novas formas de punição serão a resposta para conter a violência que preocupa os brasileiros? Não estaremos arriscando o bem-estar de jovens que ainda não tiveram oportunidade de amadurecer? Se as fundações socioeducativas brasileiras atuais já não promovem a reinserção dos jovens de maneira adequada, institucionais punitivas mais rigorosas darão conta do recado?
O Câmara Ligada recebe o coletivo brasiliense de rap Dialeto Sound Crew, que debate o tema com Núbia Santana, cineasta que dirigiu o documentário ‘Pra Ficar De Boa’, sobre o cotidiano de violência e abandono de crianças e adolescentes que vivem nas ruas de Brasília e de internos do CAJE; além do advogado Alexandre Queiroz, presidente da comissão de ciências criminais e segurança publica da OAB-DF; e o juiz Lizandro Garcia, titular da Vara Regional de Atos Infracionais do DF da Infância e da Juventude do DF.
Programa - Aplauso
Convidado - Wagner Barbosa (inédito)
Transmissão – Sábado (30), às 11j, com reprise no domingo, às 22h. Ou a qualquer momento no endereço www.radio.camara.leg.br
Um trio formado por um percussionista cearense, um violonista paranaense e um pianista polonês será a atração do programa Aplauso. Líder do “Barbosa Trio”, o violonista e compositor Wagner Barbosa vai falar do CD de estreia desse grupo que é mais conhecido na Europa que no Brasil. No disco, além de composições próprias, releituras de clássicos de Tom Jobim, Edu Lobo e Paul McCartney.
Programa - Trilha das Artes
Convidado - Chico Simões (reprise)
Transmissão – Sábado (30), às 19h, com reprise no domingo (1), às 13h
Chico Simões é mamulengueiro, educador comunitário, ator, mágico, palhaço e ventríloquo. Desde 1983, viaja pelo mundo convivendo e aprendendo com mestres de várias tradições culturais. O seu grupo, o Mamulengo Presepada, começou a atuar em Brasília em 1985, depois de três anos viajando na companhia do amigo Carlinhos do Babau, do Carroça de Mamulengos. São 25 anos de estrada, mais de 2,5 mil apresentações, vários prêmios, 18 países visitados, sempre mantendo a tradição e investindo em novas buscas. No programa, ele fala do teatro de bonecos e de sua trajetória profissional.
Programa - Casa da Árvore
Tema - Dança comigo? (inédito)
Transmissão – Domingo (1º), às 8h30
Uma bailarina que gira delicadamente e um artista mambembe convidam para dançar: todos os que estão na praça, no prédio, passando, são chamados a deixar tudo de lado e seguir entre um rodopio e outro. Ela salta entre nuvens que imagina. Ele tira de sua maleta um boneco, um realejo e começa a dançar, formando uma ciranda. E assim, Dom Crispim e Flor viajam em nossa imaginação. Tão criativos que são capazes de passear entre uma valsa e um baião com a mesma leveza levando a gente pelo braço.
=== TV Câmara ===
Programa - Comitê de Imprensa
Série - Cartunismo político, humor e ilustrações na mídia impressa (reprise)
Transmissão - Quinta-feira (28), às 21h30, com reprises na sexta-feira (29), às 17h30, na segunda-feira (2), às 13h, e na terça-feira (3), às 8h30
O terceiro programa da série especial do Comitê de Imprensa sobre os grandes cartunistas brasileiros entrevista Caco Galhardo. Ele trabalha como ilustrador e quadrinista e foi responsável pela adaptação de Dom Quixote para os quadrinhos – obra adotada como livro paradidático. Atualmente, publica seu trabalho na Folha de S.Paulo e é autor de personagens como Pescoçudos; Lili, a Ex-; Chico Bacon; entre outros.
Programa Câmara Ligada
Tema - Políticas públicas para juventude (reprise)
Transmissão – Sexta-feira (29), às 23h
Em 2013, os jovens brasileiros tomaram as ruas. Os protestos aconteceram simultaneamente em várias cidades e sem lideranças de partidos políticos. Os motivos foram os mais diversos: redução das tarifas de transporte público, críticas aos megaeventos, combate à corrupção, transparência nas decisões políticas, qualidade da saúde e da educação pública. Para muitos, essas mobilizações revelaram novas possibilidades de atuar politicamente, sem vínculos a organizações, partidos ou movimentos sociais organizados.
Protestos pacíficos, quebra-quebra. Contradições sociais. Polícia despreparada para lidar sem violência diante de grandes grupos heterogêneos. Cartazes contra os partidos políticos, cartazes pedindo uma nova Constituição. Em outubro, a atual Constituição completou 25 anos. Será mesmo o momento de mudar tudo de novo? De que forma isso pode ser viabilizado? Corremos o risco de perder garantias já adquiridas?
Vale ainda lembrar que, pouco depois de todas as mobilizações, foi aprovado o Estatuto da Juventude, que garante uma série de direitos aos brasileiros que tenham entre 15 e 29 anos. Meia-entrada em eventos culturais e desportivos não apenas para estudantes e jovens de baixa renda e também a criação dos conselhos estaduais e municipais de juventude foram duas das novidades instituídas pelo Estatuto. Mas será que os jovens brasileiros sabem da existência do Estatuto? Essas e outras questões estarão no Câmara Ligada.
Programa - Talentos
Convidado - Alexandre Gismonti (inédito)
Transmissão – Sábado (29), às 23h
O violonista e compositor Alexandre Gismonti traz de casa a influência e paixão pela música. Filho do multi-instrumentista Egberto Gismonti, Alexandre apresenta neste programa algumas de suas composições, como Saudades, Que surpresa e Na pressão. Também fazem parte do repertório, clássicos de autoria de seu pai, como Palhaço e Lôro, além da canção de Tom Jobim Samba do Avião. O músico convidou os violonistas Marcus Moraes e Fabiano Borges para acompanhá-lo em algumas canções.
Programa - Brasil Caipira (inédito)
Transmissão – Domingo (30), às 10h
Roda de viola e cantoria com:
Tião do Laço e Boiadeiro – Dupla da cidade de Pirassununga - São Paulo, formada por um professor de viola e um mestre de obras. Já se vão 16 anos de formação e, embora cantem muito bem, ainda não gravaram e esta é a primeira aparição em um programa de TV.
Paco e Thiago – Dupla da cidade de Pedra Bela, interior paulista, formada por um professor de viola e um pequeno comerciante. A parceria já dura 11 anos. Os parceiros estão lançando o primeiro trabalho gravado.