12/12/2013 Programação da Rádio e TV Câmara de 14 a 22 de dezembro

 

RÁDIO E TV CÂMARA

 

Programa - Outras Vozes (inédito)
Transmissão – Sábado (14), às 18h30, simultaneamente na TV e na Rádio

Outras Vozes é um programa colaborativo que apresenta produções audiovisuais e radiofônicas produzidas pela sociedade civil e carecem de circuito exibidor. No programa, o público deixa de ser apenas espectador para se tornar produtor de conteúdo. O resultado é uma produção plural e oriunda de diversas fontes.

Para a estreia do programa, o Outras Vozes fez uma parceria com o programa Câmara Ligada e com o portal infantil Plenarinho para lançar o concurso: “Política: o que você tem a ver com isso?”. O concurso foi aberto à participação de crianças e adolescentes que concorreram em duas categorias (10 a 14 anos e 15 a 18 anos) e em duas modalidades (vídeo ou rádio). Os melhores trabalhos foram premiados com um tablet.

Programa - Caixote
Tema - Sistema penitenciário (inédito)
Transmissão - Sábado (14), às 21h, na TV; e domingo (15), às 11h, na Rádio, com reprise no sábado (21), às 7h.
 

Para discutir a eficácia do sistema carcerário brasileiro, o programa conta com o depoimento de autoridades do sistema penitenciário, políticos envolvidos com soluções para o problema, detentos e ex-detentos, artistas de rua, músicos e com a opinião da população que vive nas cidades do Distrito Federal. O Caixote também mostra bons exemplos de recuperação de ex-presidiários. 

Programa - Eis a Questão
Tema – O aumento do uso de imagens nas embalagens de cigarros (reprise)
Transmissão – Segunda (16), às 21h30, na TV; e quinta (19), às 7h, na Rádio, com reprise terça (24), às 20h30.
 

O programa conversa com o deputado Marçal Filho (PMDB-MS) sobre proposta de ampliar para as embalagens e para as laterais dos maços a impressão de imagens que demonstram o mal que o cigarro faz à saúde. Para o deputado, essa ação aumentaria o impacto positivo já registrado com a campanha atual. Mas será que essas imagens em excesso vão impedir o ingresso dos jovens no vício?  Eis a Questão

Programa - Expressão Nacional
Tema - O que esperar da economia em 2014? (inédito, ao vivo)
Transmissão - Terça (17), às 21,30, na TV e na Rádio
 

O Brasil deve começar 2014 com a economia desaquecida e, para alguns economistas, com a credibilidade da política econômica desgastada. Quando comparado aos demais países emergentes, não estamos bem, mas a expectativa é fechar o ano com crescimento acima da média mundial. O governo está enfrentando dificuldades para implementar os projetos de recuperação econômica que prevê soluções para os gargalos que afetam a infraestrutura: melhorar portos, ferrovias e estradas, entre outras medidas. Em 2014, mesmo com o programa de concessões a pleno vapor e a Copa do Mundo, o governo vai ter de se esforçar para conseguir ampliar esse programa e ter apoio do setor privado. Alguns especialistas do mercado financeiro temem que a inflação continue subindo e que o Banco Central  mantenha a tendência de alta de juros. O programa discutirá se as concessões no setor de infraestrutura vão ser bem-sucedidas, o que fazer para o país crescer com distribuição de renda, reforma tributária, entre outros temas. 

O cidadão pode mandar perguntas para o expressaonacional@camara.leg.br, para o 0800-619619 e para o twitter @xnacional. 

Programa - Participação Popular
Tema - Doação de órgãos - vida nova (inédito, ao vivo)
Transmissão – Sexta (20), às 18h, na TV e na Rádio

O número de doadores de órgãos no Brasil dobrou nos últimos dez anos e, com isso, também o número de cirurgias: de 7,5 mil transplantes realizados em 2003 para 15.141 em 2012. Mais de 50% das famílias brasileiras, ao perder um ente, são favoráveis à doação de órgãos. Este é o maior índice de aprovação à doação do mundo. Mas a fila à espera por um órgão ainda é muito grande, são 38.759 pacientes em 2013, apesar de uma redução de 35% em relação a 2010. O Ministério da Saúde afirma que em alguns estados, como Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e no Distrito Federal, já não há fila de espera para transplante de córneas, porque a capacidade instalada dos serviços especializados e a quantidade de doações são suficientes para atender à demanda atual. Mas e a espera por outros órgãos, como coração e fígado? Os hospitais preparados para a cirurgia estão concentrados em poucas capitais. O que fazer para ampliar o programa de transplantes de órgãos no país?

O cidadão pode participar enviando perguntas pelo 0800-619619, para o e-mail participacaopopular@camara.leg.br ou pelo twitter @participacaopop. 

Programa - Caixote
Tema – Desarmamento (inédito, episódio 3)
Transmissão – Sábado (21), às 21h, na TV; e domingo (22), às 11h, na Rádio, com reprise no sábado (28), às 7h

Massacres em escolas, assassinatos no trânsito, assaltos com morte. Em todas essas situações, há um alguém indefeso e alguém com uma arma na mão. Você já pensou como se sentiria sendo o cara que está desarmado? Gostaria de andar com uma arma ou ter uma em casa para se proteger? A população tem o direito de se armar? No programa, o rapper Gog relembra as campanhas contra e a favor ao desarmamento de 2005 e ouve a opinião dos brasileiros do Distrito Federal sobre o tema. Especialista em armas e segurança pública também deixam bem claro o que pensam sobre o uso de armas de fogo como autodefesa no Brasil.

TV CÂMARA

 

Programa - Ponto de Vista
Série - Pesquisa e extensão tecnológica no país (inédito)
Transmissão – Quinta (19), às 21h30

Apesar de a educação básica ser obrigatória no país, o Brasil possui ainda 9% de analfabetos, segundo dados do IBGE. Esse índice vem caindo nos últimos 20 anos, mas, ainda assim, quase um terço da população adulta não consegue entender textos simples ou ler números um pouco mais complicados.

O que fazer quando a educação tradicional não atinge os objetivos? Como resgatar jovens e adultos que, apesar de terem passado pela educação formal, ainda possuem deficiências na leitura e compreensão de textos? O que governo e instituições de ensino estão fazendo para reverter essa difícil situação?

Neste segundo programa da série sobre o tema da Extensão Tecnológica no país o ponto de vista conversa com Roberto Catteli, pesquisador que coordena o Projeto de Educação de Jovens e Adultos na ONG Ação Educativa. 

Programa - Câmara Ligada
Tema - Quem controla a internet? (reprise)
Transmissão – Sexta (20), às 23h, com reprise sábado (21), às 16h, e domingo (22), às 15h e às 21h30

Tem gente que é radicalmente contra qualquer tipo de controle da web. Tem gente que, depois dos episódios de espionagem cibernética entre países, começa a pensar diferente. Mas, afinal, será que a internet é mesmo livre? Que interesses já estão no ar, controlando o que acessamos no mundo virtual?

Não pagamos para acessar o Google, o Facebook ou o Instagram, mas nossos dados valem muito. Existem empresas especializadas em reunir e analisar nossos dados para, silenciosamente, nos oferecer links e produtos.

No Brasil, está em debate no Congresso Nacional o Marco Civil da Internet (PL 2.126/11), que procura estabelecer direitos e deveres de usuários e provedores. Funcionará como uma espécie de “constituição da web brasileira”, com o objetivo de garantir o acesso à informação, a neutralidade da rede, a liberdade do cidadão e a proteção da privacidade.

O Câmara Ligada discute o tema com o especialista em segurança de rede Gabriel Lima, o jurista Paulo Rená, que participou da elaboração do Marco Civil da Internet no Brasil, o secretário-executivo do Conselho de Juventude do DF, Yuri Soares. A atração musical é o grupo Cidadão Instigado.

Programa - Talentos
Convidado – Paulo Freire (inédito)
Transmissão – Sábado (21), às 23h

Violeiro, escritor e exímio contador de causos, o paulistano Paulo Freire aprendeu viola caipira no sertão do Urucuia, noroeste de Minas Gerais.  As lições de Manoel de Oliveira e outros mestres da região o levaram a aprofundar-se nos costumes e lendas do sertão. 

No Talentos, Paulo Freire apresenta um repertório que mescla canções e histórias de sua autoria (Seca, É Meu , Seu Teó), de parcerias (A peleja do sapo e do veado e Rio abaixo, parcerias com Manoel de Oliveira) e de outros artistas como Dorival Caymmi (Acalanto)  e Badia Medeiros (Quase Verdade).

Programa - Brasil Caipira
Transmissão – Domingo (22), às 10h

Roda de viola e cantoria com:
Peão Dourado e Mulato – Dupla da cidade São Carlos (SP) formada por um pintor de automóvel e um cantador nato. Juntos há mais de três décadas, hoje vivem exclusivamente da música.
Tonho Mulato e Martinelli– Dupla da cidade de Nova Odessa (SP). Estiveram uma vez no programa e, um ano depois, lançaram o primeiro CD, que, segundo eles, é um fruto colhido dos resultados obtidos depois que apareceram no Brasil Caipira.

 

RÁDIO CÂMARA

 

Programa - Interferência (inédito)
Atração Musical - Projota
Transmissão – Sábado (14), às 18h

 

Projeto piloto da Rádio Câmara, o programa Interferência traz uma versão hackeada da trilha sonora do programa Câmara Ligada. Neste primeiro experimento, o programa terá o rapper paulista Projota, que veio a Brasília para uma gravação exclusiva no Teatro Sesc da Ceilândia.

Considerado uma das revelações recentes do rap nacional, ao lado do Emicida e do Criolo, Projota  foi recebido por centenas de fãs. Falou do começo da carreira, onde busca inspiração para suas letras e incentivou os estudantes a seguir seus sonhos.

Programa - Ponto de Vista
Série - Extensão tecnológica no País (inédito)
Transmissão – Terça (17), às 7h

Como resolver o problema do mofo da farinha? Como combater a praga - tanto a real nas plantações como a cibernética? Como criar novos negócios ou aumentar a divulgação dos já existentes? A reposta está nas  universidades. Elas podem contribuir com soluções simples e eficientes para esses problemas. As universidades têm criado importantes soluções que se encontram não somente no campo da fronteira tecnológica, mas também no dia-a-dia dos cidadãos. É caso do desenvolvimento de espécies vegetais resistentes à seca, pela Embrapa, das vacinas descobertas pela Fiocruz e das diversas patentes que hoje fazem parte da rotina profissional de muita gente.

A convidada do programa é Marcela Chiumarelli, pesquisadora em engenharia de alimentos, que ganhou o prêmio Jovem Cientista do CNPq, em 2004, com um estudo sobre a aplicação de cera de carnaúba em tomates de mesa. 

Programa - Palavra de Especialista
Tema - Violência contra idosos (inédito)
Transmissão – Quarta (18), às 7h
 

Em 30 anos, o Brasil terá um idoso a cada quatro brasileiros. Mas o País, que sempre se viu jovem, não está sabendo cuidar de sua população mais velha. A promotora de Justiça da pessoa idosa do DF, Sandra de Oliveira Julião, conversa sobre os tipos de violência contra idosos e das maneiras de enfrentá-la.

Programa - Aplauso
Convidada - Bia Goes (inédito)
Transmissão – Sábado (21), às 11h, com reprise no domingo (22), às 22h

Uma cantora que transita por vários gêneros musicais escolhe os ritmos nordestinos para o seu CD de estreia. A paulistana Bia Góes estará no programa Aplauso para conversar sobre esse projeto. Filha do multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo, Bia Góes também é pesquisadora musical e descobriu preciosidades para seu disco: chulas, baiões e forrós, sempre com o auxílio luxuoso de mestres do gênero como Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeon e Roberto Mendes. 

Programa - Roda de Choro
Tema - 150 anos de Ernesto Nazareth (inédito, parte 3)
Transmissão – Sábado (21), às 12h

Os quatro programas Roda de Choro de dezembro homenagearão o pianista e compositor Ernesto Nazareth, um dos pilares da música brasileira, nascido no Rio de Janeiro, em 20 de março de 1863. O pianista e pesquisador Alexandre Dias compartilhará com os ouvintes, nos dois primeiros programas, músicas mais conhecidas, consideradas lado A. E nos dois últimos, músicas menos conhecidas, consideradas lado B do compositor carioca. 

Programa - Talentos
Convidado - Trio Aquário (reprise)
Transmissão – Sábado (21), as 23h

Formado por Pedro Vasconcellos (cavaquinho), Rafael dos Anjos (violão) e Eduardo Belo (baixo acústico,) o Trio Aquário lançou seu CD de estreia, Primeiro, em 2010. No álbum, estão composições originais dos três integrantes do grupo, além de uma música de autoria de Hamilton de Holanda – também diretor musical do disco. A influência do Aquário vai do chorinho à música erudita. 

Programa - Casa da Árvore
Tema - Natal em todos os cantos (inédito)
Transmissão – Domingo (22), às 8h30

No Nordeste, o Menino Deus está no canto do povo do lugar, em bailes de romã-romã, burrinha e outras folias. No Leste Europeu, crianças enfeitam uma árvore no quintal com estrelas de galhos secos. Bolos recheados com geleias, biscoitos crocantes e outras coisas mágicas nos fazem lembrar o Natal. O programa Casa da Árvore convida os ouvintes a celebrar o Natal.