20/06/2013 Policiamento da Câmara dos Deputados será realizado de forma conjunta com o Senado e a PM

Instituição terá acesso restrito em diversas áreas; visitação está suspensa no dia de hoje; Departamento Médico da Câmara fará plantão

A segurança nos prédios da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (20/6) será realizada de forma conjunta pelas polícias legislativas da Câmara e do Senado e pela Polícia Militar do Distrito Federal. A direção das três polícias se reuniu nesta semana para definir a forma de atuação durante a manifestação prevista para esta tarde. O objetivo é proteger a integridade física dos manifestantes, dos servidores e dos parlamentares e também preservar o patrimônio público.

A Polícia Legislativa da Câmara vai trabalhar com o efetivo total.

A via Alameda dos Estados foi fechada e somente autoridades podem acessar, com veículo, o Salão Branco (Chapelaria) do Congresso Nacional. Os estacionamentos localizados nas vias de acesso à Chapelaria, área conhecida como “H”, nas laterais do Eixo Monumental e nas faixas imediatamente à esquerda das vias S1 e N1 estão interrompidos. Os salões Negro e Nobre também terão acesso restrito. O serviço de visitação foi suspenso.

Preventivamente, a Câmara dos Deputados retirou de exposição os 52 presentes protocolares – a maior parte deles composta de objetos frágeis – que ficam no Salão Verde. Pelo mesmo motivo, a escultura “Pássaro”, da artista Marianne Peretti, construída em fibra de vidro, foi removida da área de passagem do Salão Verde para o espaço conhecido como cafezinho, no mesmo local.

O Departamento Médico da Câmara permanecerá de plantão durante a manifestação, caso haja necessidade de atendimento de emergência. Ambulâncias dos bombeiros e do Samu estão no estacionamento do Anexo 1 da Câmara dos Deputados, assim como um posto médico móvel, que também está instalado no local.