10/10/25 Câmara realiza simulação de enfrentamento de emergência no Anexo III nesta sexta-feira (10)
A Câmara dos Deputados realiza, nesta sexta-feira (10), a partir das 10h, o 18º Simulado de Incêndio das Edificações da Casa. O treinamento de evacuação ocorrerá no Anexo III, composto por três pavimentos, com área total de 16.623,57m2, e onde funcionam setores administrativos, gabinetes parlamentares, ambulatórios e restaurantes.
A simulação atende à Norma Técnica 007/2011, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, e à Portaria 403/2015, da Câmara. Os edifícios da Casa possuem um Plano de Emergência e Abandono, com normas e responsabilidades para os envolvidos. O plano é revisado regularmente por meio de treinamentos. O objetivo é assegurar a vida e salvaguardar o patrimônio público, em caso de possíveis eventos reais.
Durante o treinamento desta sexta, que terá duração aproximada de duas horas, a via S2 será interditada em frente ao Anexo II/III. O cenário fictício será de um incêndio na cozinha do restaurante, após a explosão de uma panela de pressão romper uma mangueira de GLP, causando muita fumaça e vítimas simuladas. A energia do prédio será desligada.
Todos que estiverem no Anexo III terão que abandonar o edifício e se dirigir pelas rotas de fuga, em fila comandada pelos brigadistas voluntários, para o ponto de encontro em frente à marquise da portaria alternativa do Anexo IV. Nesse local, será feita a conferência das pessoas pelas equipes de socorro. As vítimas simuladas serão levadas para atendimento hospitalar em ambulâncias.
A simulação será realizada pela Seção de Prevenção e Combate contra Incêndios do Departamento de Polícia Legislativa e pela Brigada Profissional da Câmara. Contará com 30 agentes policiais; 42 bombeiros civis; técnicos em elétrica (3), hidráulica (3) e em ar condicionado (2) do Departamento Técnico, além de um médico e três enfermeiros do Departamento de Atenção à Saúde.
O treinamento terá a colaboração de órgãos externos, como o Corpo de Bombeiros, o Departamento de Trânsito e a Polícia Militar do Distrito Federal, que enviarão viaturas para o local. Caso não tenha ocorrência real no momento, haverá também o auxílio de um helicóptero.
Os órgãos públicos próximos à Câmara, como Senado Federal, Palácio da Alvorada, Supremo Tribunal Federal, Tribunal de Contas da União, Itamaraty e Procuradoria-Geral da República, foram avisados sobre a simulação de incêndio.