Câmara e Senado iniciam credenciamento de imprensa para a 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20

18/09/2024 19h10

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal realizarão credenciamento para profissionais de imprensa brasileiros e estrangeiros que queiram cobrir a 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20), que acontecerá de 6 a 8 de novembro, em Brasília, no Palácio do Congresso Nacional. Os veículos de comunicação deverão solicitar as credenciais, no período de 18 de setembro a 18 de outubro de 2024, diretamente no sistema do G20.

Em diálogo com os eixos prioritários do G20 neste ano, que reúne chefes de Estado e de Governo das maiores economias mundiais, a 10ª Cúpula do P20 promoverá debates e intercâmbios sob o lema “Parlamentos por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”. O objetivo é identificar estratégias para impactar positivamente a vida das populações de seus países e da comunidade internacional. Foram convidadas 62 delegações representando os Parlamentos de 35 países, além de sete instituições internacionais, entre elas a ONU, a União Interparlamentar (UIP) e o Parlamento do Mercosul.

O intercâmbio entre os Parlamentos do G20 é uma ferramenta importante para aproximar os processos decisórios governamentais dos setores da sociedade. A atuação dos parlamentares também é fundamental para garantir o cumprimento dos acordos internacionais em seus países.

Programação

No dia 6 de novembro, acontece o “Fórum Parlamentar do G20: Rumo à implementação das recomendações da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20”. O encontro foi realizado em Maceió, em julho, com mais de trinta delegações estrangeiras, e resultou na Carta de Alagoas, que será apresentada à Cúpula do P20. O fórum irá debater a promoção da justiça climática e do desenvolvimento sustentável sob a perspectiva de gênero e raça; a ampliação da representatividade feminina em espaços decisórios; e o combate às desigualdades de gênero e raça.

No dia 7 de novembro, será realizada a cerimônia oficial de abertura da Cúpula do P20, com a chegada dos presidentes dos Parlamentos participantes, e duas sessões de trabalho, com os seguintes temas: a contribuição dos Parlamentos no combate à fome, à pobreza e à desigualdade em nível mundial; desenvolvimento socioambiental e transição ecológica justa e inclusiva, incluindo a dimensão do enfrentamento a calamidades naturais e provocadas pela ação humana.

No dia 8 de novembro, a última sessão de trabalho vai debater a governança global adaptada aos desafios do século XXI. No final da reunião do P20, está prevista a adoção de uma Declaração Conjunta, que será entregue à Cúpula de Líderes do G20, marcada para os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro, com a presença das lideranças dos 19 países-membros, da União Africana e da União Europeia.

Nos três dias do evento, os parlamentares também poderão participar de reuniões bilaterais, para tratar de temas de interesse mútuo.

Histórico

O P20 foi estruturado, em seu formato atual, na Cúpula de Líderes do G20 de 2018, em Buenos Aires. Trata-se de plataforma voltada para o debate entre presidentes de Parlamento com o fim de avançar no fortalecimento da diplomacia parlamentar nos temas abordados pelo G20. Entre 2010 e 2018, o P20 funcionou no nível de reuniões de consulta: em 2010, no Canadá; em 2011, na Coreia do Sul; em 2012, na Arábia Saudita; e em 2013, no México. As edições seguintes foram no Japão, em 2019; na Itália em 2021, na Indonésia em 2022; e na Índia em 2023. Devido à pandemia, a edição de 2020 foi cancelada. Portanto, o Brasil irá sediar a 10ª edição do P20.

Serviço

Data: 06, 07 e 08 de novembro de 2024

Local: Palácio do Congresso Nacional - Brasília

Contato e-mail: press.p20@cn.leg.br

Telefone: +55 61 3216-1800; +55 61 99649-0161; +55 61 3303-3966; +55 61 99837-4366

Documentos necessários: Identidade ou passaporte (profissionais estrangeiros), em que conste o nome da mãe; foto 3x4 em fundo branco; ofício timbrado e assinado pelo responsável do veículo de comunicação, solicitando a credencial do(s) profissional(is). No ofício, deve constar: nome completo, CPF e função do profissional de imprensa.