Expressão Nacional

Programas da TV Câmara

15/02/2016

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

15/02/2016

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Combate ao zika

Os quase cinco mil casos de suspeita de zika vírus registrados pelo Ministério da Saúde podem representar uma parcela inexpressiva do total de contaminados, já que a cada cinco pessoas infectadas, quatro não manifestam qualquer sintoma.

Relativamente novo e com poucas pesquisas a respeito, o zika vírus tem deixado boa parte da sociedade em alerta, principalmente, por provável associação com a síndrome de microcefalia, que provoca a má formação cerebral de bebês. O assunto deve parar no Supremo Tribunal Federal, onde já há correntes contrárias e favoráveis ao aborto de fetos diagnosticados com a microcefalia.

A questão que se impõe é descobrir como combater eficazmente o mosquito aedes aegypti, transmissor da doença.

Na Câmara dos Deputados se estuda uma Lei para obrigar o governo a usar a publicidade para ações educativas de saúde, como as formas de combate ao mosquito. A Casa também precisará analisar uma medida provisória que permite o ingresso forçado de agentes públicos em imóveis públicos e particulares que sejam suspeitos de abrigar focos de reprodução do mosquito.

Todas essas questões são abordadas no Expressão Nacional desta semana. Os convidados são Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), autor de proposta com mudanças na publicidade governamental para otimizar o combate ao aedes aegypti; Mário Heringer (PDT-MG), médico e membro da Comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados, autor de sugestão - acatada pelo Ministério da Saúde - para distribuição de repelentes como forma de combate ao zika vírus; Odorico Monteiro (PT-CE), criador da Frente Parlamentar da Dengue e Incorporação Tecnológica em Arboviroses; e Dalcy Albuquerque Filho, médico infectologista e especialista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. O programa ainda conta com o depoimento, via teleconferência, da jornalista e autora do livro “Selfie: em Meu Autorretrato, a Microcefalia é Diferença e Motivação”, Ana Carolina Dias Cáceres.

Apresentação - Vania Alves

Expressão Nacional

Debate sobre grandes temas da agenda nacional, com deputados e representantes do Governo e da sociedade civil.

Ao vivo, toda quarta-feira, às 9h, no canal da Câmara dos Deputados no YouTube. Estreia na TV Câmara, às quintas às 22h com reprises às sextas-feiras, às 21h; aos sábados, às 8h e às 16h; aos domingos, às 14h30 e às 19h30; e às segundas-feiras, às 12h30.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE