07/10/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

07/10/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Câmara retoma votações em plenário totalmente adaptado

Com o fim do primeiro turno das eleições, o Plenário Ulysses Guimarães retoma as atividades esta semana. As votações vão ocorrer num plenário reformado e totalmente adaptado. As obras foram feitas para garantir a acessibilidade de parlamentares com algum tipo de deficiência.

Em reunião prevista para esta tarde, os líderes partidários devem definir o que vai a voto nesta semana. A medida provisória que reestrutura as carreiras na Polícia Federal é um dos itens que poderão ser analisados pelos deputados.

Eleições
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proclama hoje, às 19h, o resultado oficial do primeiro turno das eleições. Este ano, soubemos às 19h56min28s de domingo quem disputaria o segundo turno da eleição presidencial. Foi uma divulgação em tempo recorde da Justiça Eleitoral, segundo o TSE.

A renovação de deputados nestas eleições superou a média histórica. Mas na eleição para a Câmara, nem sempre os mais votados são eleitos. Isso acontece por causa do chamado quociente eleitoral, que acabou criando a figura dos puxadores de votos.

Os deputados eleitos tomam posse em 1º de fevereiro de 2015. E um levantamento feito a partir das informações do Tribunal Superior Eleitoral mostra uma grande diversidade de profissões entre os 513 deputados eleitos para a próxima legislatura. Os números também indicam que a maioria dos eleitos tem formação superior e que os jovens são minoria na Câmara.

A representação feminina na Câmara aumentou. O número de deputadas passou de 47 para 51. Ainda assim, o resultado foi decepcionante para quem participa da luta pela igualdade de gênero.

Apresentação – Cláudia Brasil

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES