14/11/2016 12h00

Oceanos - parte I

Até 50 anos atrás, os animais marinhos podiam comer livremente o que lhes chamasse atenção. Hoje, não podem mais.

A vida surgiu no mar há cerca de 3 bilhões de anos. E até 50 anos atrás, os animais marinhos podiam comer livremente o que lhes chamasse atenção. Hoje, não podem mais. Há montanhas de lixo flutuando nos oceanos.

A equipe do Salão Verde procurou o professor Denis Abessa, da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp), para discutir o assunto. Ele é coordenador do Núcleo de Pesquisa em Poluição e vice-diretor do Instituto de Estudos Avançados do Mar, localizado no litoral paulista, na cidade de São Vicente.

Para participar do Salão Verde você pode ligar para o Disque-Câmara, 0800 619 619, ou entrar em contato pelo e-mail radio@camara.leg.br.

Apresentação - Cynthia Sims e José Carlos Oliveira



Comentários

Lucas Pluvie Souza de Mello | 20/11/2016 12h08
Achei muito interessante a iniciativa da Rádio Câmara em promover essa discussão com seus ouvintes. O lixo jogado nos oceanos promove um desequilíbrio da delicada fauna marinha, prejudicando as espécies que estão inseridos nela. As soluções para minimizar esse impacto, seriam promover a educação ambiental e um saneamento básico de qualidade nas cidades, já que todo o esgoto proveniente dos centros urbanos desaguam no mar através dos rios. Esse impacto não é apenas ambiental, mas nos campos da saúde e social também. Logo, deve ser tratado como grande importância por parte do poder publico.