Rádio Câmara

Com a Palavra

PNE: levantamento indica que apenas 20% dos objetivos previstos para até 2017 foram cumpridos

23/06/2017 - 10h56

  • PNE: levantamento indica que apenas 20% dos objetivos previstos para até 2017 foram cumpridos

Levantamento realizado por entidades do setor da educação apontam que apenas 20% dos objetivos previstos para até 2017 foram cumpridos dentro do Plano Nacional de Educação, o PNE.

A lei, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada sem vetos pela ex-presidente Dilma Rousseff, completa três anos neste domingo. A norma legal tem como finalidade direcionar esforços e investimentos para a melhoria da qualidade da educação do país.

O PNE tem 20 metas centrais com diferentes prazos previstos, sendo que o prazo final é 2024. Oito metas têm prazos intermediários já vencidos.

Para falar sobre o tema, o Com a Palavra convidou a presidente-executiva do Movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz. Apesar do atraso no cumprimento das metas, Priscila está otimista de que o PNE será cumprido em 80% até 2024. Para que isso seja possível, a representante do Movimento Todos pela Educação afirma ser necessário investir na formação continuada dos professores, para melhorar a qualidade do ensino; garantir uma gestão de qualidade; ampliar os investimentos; e investir na melhoria da qualidade da educação infantil.

Ouça a entrevista completa.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.