Rádio Câmara

Com a Palavra

Deputada comenta aprovação de projeto sobre registro de indícios de violência contra a mulher em prontuário médico

22/06/2017 - 11h38

  • Deputada comenta aprovação de projeto sobre registro de indícios de violência contra a mulher em prontuário médico

A cada três mulheres, uma sofreu algum tipo de violência, no ano passado. Diariamente, elas são vítimas de ofensas morais, assédio no transporte público e violência física. Por hora, mais de 500 mulheres foram agredidas em 2016.

Esses dados alarmantes foram levantados pelo Instituto Data Folha, a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Mas o Plenário da Câmara deu um passo importante para mudar essa realidade. Os deputados aprovaram projeto que obriga profissionais de saúde a registrarem, no prontuário de atendimento, os indícios de violência contra a mulher.

Para repercutir o tema, o Com a Palavra entrevistou a autora dessa proposta, deputada Renata Abreu, do Podemos de São Paulo.

Na entrevista, a parlamentar também falou sobre outra proposta, de autoria dela, que possibilita ao eleitor revogar o mandato do presidente da República por meio de plebiscito, no segundo e terceiro ano de mandato. A deputada acredita que o “recall do mandato presidencial” será bem recebido pela população brasileira. Uma proposta de emenda à Constituição nesse sentido foi aprovada, nesta quarta-feira, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

Ouça o áudio completo da entrevista.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.