Saúde

Câmara institui julho como Mês Nacional de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço

14/11/2018 - 12:44  

Will Shutter/Câmara dos Deputados
Audiência pública para debate sobre o Fortalecimento dos Conselhos Tutelares através da Legislação. Dep. Jorginho Mello (PR - SC)
Mello apresentou parecer pela aprovação da proposta

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta que institui julho como Mês Nacional de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço (PL 8086/17).

A proposta do deputado Dr. Sinval Malheiros (Pode-SP) segue agora para o Senado, a não ser que haja recurso para ser analisado pelo Plenário da Câmara.

Pelo texto, os órgãos do Poder Público devem elaborar campanhas no mês de julho de cada ano que visem à disseminação de informações sobre os riscos, danos, formas de prevenção, fatores de risco, causas de desenvolvimento e outras informações relevantes relacionadas aos cânceres que afetam as regiões corporais da cabeça e do pescoço e seu combate.

Segundo o autor da proposta, ações de prevenção a essas patologias são uma das formas mais baratas de prevenção. “Ao Estado é muito menos custoso investir em informatização e conscientização popular dos sintomas, riscos da doença e suas formas de tratamento do que aguardar uma subida ainda maior no percentual de casos que atingem a comunidade brasileira”, explicou Malheiros.

O relator na CCJ, deputado Jorginho Mello (PR-SC), recomendou a aprovação do texto.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 400/2019

Íntegra da proposta