Saúde

Deputados querem mudança em política tributária para financiar saúde

20/09/2011 - 18:38  

Os deputados que participam neste momento da comissão geral sobre a regulamentação da Emenda 29 (PLP 306/08) querem que o governo altere sua política tributária para financiar o setor de saúde.

O coordenador da Frente Parlamentar da Saúde, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), por exemplo, cobrou a “redução da intensidade” das reservas cambiais e dos benefícios concedidos à classe média pelo programa Minha Casa, Minha Vida. “A classe média não precisa de subsídios de R$ 18 bilhões por ano”, declarou Perondi.

O parlamentar também propôs como alternativas de arrecadação o fim das deduções do Imposto de Renda, a regulamentação do jogo e o aumento da taxação sobre cigarros e bebidas alcoólicas. “Trabalhando com metas e gestão, vamos conseguir os R$ 45 bilhões que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, quer”, declarou. Perondi se referia à necessidade de financiamento para Serviço Único de Saúde (SUS) anunciada pelo ministro anteriormente, também durante o debate.

Já o líder do PT, deputado Paulo Teixeira (SP), cobrou a recriação de novas faixas de tributação do Imposto de Renda de modo a alcançar a parcela “mais rica” da população brasileira. “Precisamos rever essa tributação para tirar daí [das faixas mais ricas] os recursos para financiar a saúde dos mais pobres e da classe média, que faz das tripas coração para pagar um plano de saúde”, defendeu.

A comissão geral ocorre no Plenário da Câmara.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLP 306/2008

Íntegra da proposta