Política e Administração Pública

Deputados "veteranos" vão assumir o oitavo mandato na Câmara

O maior grupo de deputados reeleitos vai assumir o segundo mandato em 2019, enquanto estreantes somam 243

08/10/2018 - 18:45   •   Atualizado em 10/10/2018 - 09:26

Três deputados estão no topo da lista de longevidade no cargo. Átila Lins (PP-AM), Átila Lira (PSB-PI) e Gonzaga Patriota (PSB-PE) foram reeleitos para o oitavo mandato na Câmara dos Deputados, acumulando 28 anos de experiência no Legislativo federal.

São oito os deputados que vão acumular o sétimo mandato. Nomes como o do líder do Psol, Ivan Valente (SP), e do deputado Claudio Cajado (PP-BA). Os reeleitos para o sexto mandato são 18; para o quinto mandato, 24; para o quarto mandato, 32; e para o terceiro mandato, 81.

O maior grupo entre os reeleitos vai assumir o segundo mandato: são 104 parlamentares nesta fatia.

Eles somam os 251 deputados reeleitos, que representam 56,5% da composição da Câmara na próxima legislatura. Também foram eleitos 19 ex-deputados de legislaturas anteriores (3,7%).

Primeiro mandato
Os outros 243 (47,37%) vão ocupar o primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Deste conjunto, fazem parte estreantes em cargos eletivos, como a jornalista Joice Hasselmann (PSL-SP) e o ativista Kim Kataguiri (DEM-SP); deputados estaduais que chegaram à Câmara, como Wagner Montes (PRB-RJ); e até mesmo senadores que disputaram uma vaga na Câmara, caso de Gleisi Hoffman (PT-PR).

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.