Política e Administração Pública

Gilmar Mendes defende criminalização do caixa dois eleitoral

Ministro do Supremo critica, porém, a possibilidade de juízes e promotores serem processados por crime de responsabilidade

29/11/2016 - 16:06  

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes demonstrou apoio, nesta terça-feira (29), à tipificação do crime de caixa dois, prevista no projeto que estabelece medidas contra a corrupção (PL 4850/16). A proposta está na pauta do Plenário para hoje.

“Eu acho positivo, porque havia perplexidade em torno deste tema, o puro caixa dois: às vezes se dizia que era crime previsto no artigo 350 do Código Eleitoral [Lei 4.737/65], em outras, se dizia que o fato era atípico, que não estava, portanto, previsto e não era um delito criminal”, disse, após participar na Câmara de audiência pública na Comissão Especial da Reforma Política.

 
Crime de responsabilidade

O ministro criticou, porém, a possibilidade de juízes e promotores serem processados por crime de responsabilidade – cuja inclusão no projeto vem sendo defendida por alguns deputados.
“Não vejo muito sentido nesta questão do ponto de vista constitucional”, afirmou.

“Tem que haver a ideia do crime de responsabilidade previsto no texto constitucional. Se se tratar de lei talvez isso tenha um problema constitucional.”

Reportagem – Lara Haje
Edição – Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3855/2019

Íntegra da proposta