Política e Administração Pública

PMDB altera deputado indicado para comissão do impeachment

17/03/2016 - 15:35  

Assista ao vivo à sessão do Plenário

Em razão da demora no processamento de pedidos de mudança de partido, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, voltou atrás e, para não prejudicar o processo de eleição da lista da comissão especial do impeachment, decidiu não acatar o pedido de substituição do deputado José Priante (PMDB-PA) pelo deputado Altineu Côrtes (PMDB-RJ).

Cunha disse que, por ser um deputado recém-filiado à bancada, seu ato de transferência de partido ainda não está completo junto à Mesa. “Para que não haja qualquer vício, o líder concordou em fazer a substituição mais tarde após a conclusão desse processo”, explicou.

No lugar de Priante, ficará o deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG). Altineu Côrtes lamentou a decisão, classificando-a de equivocada.

Mudanças de filiação
Para Cunha, o assunto é grave porque as mudanças de filiação feitas no amparo da janela aberta pela Emenda Constitucional 91, de 2016, foram muitas nos últimos dias e não há um despacho oficial da nova filiação. “Por isso, a Presidência não pode considerar a substituição, como uma exceção, pondo em risco todo o processo e toda a lista em razão desse formalismo”, afirmou Cunha.

Segundo o líder do partido, deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), o pedido de substituição foi feito com base na lista oferecida pela Secretaria-Geral da Mesa da nova filiação, sem conhecimento de que havia essa necessidade de um ato formal ainda não praticado.

Mais informações a seguir

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.