Política e Administração Pública

Deputados repercutem a nomeação de Lula para a Casa Civil

16/03/2016 - 14:36  

Líderes de partidos na Câmara dos Deputados repercutiram nesta quarta-feira (16) a nomeação, já oficialmente confirmada, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar o cargo de ministro da Casa Civil no governo da presidente Dilma Rousseff. A notícia foi comemorada por parlamentares governistas, enquanto a oposição reafirmou que entrará com ações na Justiça para impedir a entrada de Lula no ministério. Os oposicionistas alegam que Lula estaria aceitando o cargo apenas para ter foro privilegiado na investigação da operação Lava Jato, o que seria desvio de finalidade do ato de nomeação. Já os governistas avaliam que Lula dará uma contribuição importante para tirar o Brasil da atual crise política e econômica.

O líder do PT, deputado Afonso Florence (BA), disse que Lula reforçará o governo no esforço para superar crise: "A nomeação de Lula para a Casa Civil decorre do compromisso com o País. O presidente Lula tem capacidade política e de gestão testada e aprovada e houve uma convocação nacional. Importantes setores da sociedade brasileira — juristas, intelectuais, políticos — se pronunciaram dizendo, não é de agora, que era o momento de ele assumir essa responsabilidade. O presidente Lula aceita o convite da presidente Dilma única e exclusivamente para ajudar o País a sair da crise".

Segundo o líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), a decisão de chamar Lula para o governo vai abreviar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. "Ela está dizendo que não quer mais governar, porque não tem mais apoio, não tem mais respaldo. Então, ela está entregando o governo no suspiro final para dizer ao País que não governa mais e que o Lula vai tentar agora, na última hora, reverter a situação delicada em que o País se encontra".

Pelo twitter, o líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou que o ex-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, mostra grandeza e desprendimento ao deixar a pasta para o ex-presidente Lula. Wagner assumirá o cargo de chefe do gabinete pessoal da presidente.

Ações na Justiça

O líder do DEM, deputado Pauderney Avelino (AM), reafirmou que o partido entrará com ações na primeira instância da Justiça Federal, em todos os estados, pedindo a anulação da nomeação. "A presidente Dilma Rousseff está se utilizando de um ato lícito para promover um ato ilícito, que é nomear uma pessoa denunciada na Justiça, e que pode se transformar em réu de uma hora para outra, para um cargo apenas com o objetivo de blindá-lo junto à Justiça Federal"

Investigado na Operação Lava Jato, Lula, na condição de ministro, terá foro privilegiado e sua eventual prisão teria que ser autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O vice-líder do governo Sílvio Costa (PTdoB-PE) disse que Lula vai melhorar o diálogo com o Congresso: "Noventa por cento da crise do Brasil estão aqui no Congresso Nacional. E já senti agora: há dez minutos saiu o anúncio, e já ouvi de vários parlamentares que agora vai. A linguagem mudou em dez minutos."

Reportagem – Geórgia Moraes
Edição – Luciana Cesar

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.